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Título: A importância do endomarketing para o departamento de vendas
Título(s) alternativo(s): The importance of internal marketing for the sales department
Autor(es): DIAS, Lizane Monteiro Gonçalves
Orientador(es): PANZETTI, Virgílio Itaiuti
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Endomarketing;Vendas;Ambiente organizacional;Marketing
Data do documento: Dez-2009
Editor: 105
Referência Bibliográfica: DIAS, Lizane Monteiro Gonçalves. A importância do endomarketing para o departamento de vendas, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2009.
Resumo: O Endomarketing pode interferir nos resultados internos e externos de uma empresa. Neste contexto, o Endomarketing pode ser uma ferramenta que auxilia na gestão das pessoas, bem como na gestão das empresas. O principal objetivo deste estudo é analisar como Endomarketing pode ser utilizado junto com o planejamento estratégico visando estimular uma cultura voltada para vendas. A metodologia escolhida para o desenvolvimento deste estudo foi a qualitativa, fundamentada em pesquisas bibliográficas, envolvendo livros da área, monografias, Internet. Este trabalho primeiramente aborda a conceituação de Marketing, composto de marketing, e em seguida, as ações do Endomarketing nas organizações. Para isto utilizaremos os autores renomados da área como Philip Kotler, Gary Armstrong, Saul Bekin entre outros. Para dar maior credibilidade finalizamos nosso estudo realizando uma pesquisa de campo, em uma empresa da cidade de Indaiatuba, cujo questionário aborda 10 questões de múltipla escolha com os temas abordados no trabalho. Este questionário foi respondido pelos colaboradores que atuam na área de vendas da empresa PMS Informática LTDA. Desta forma, pretende-se mostrar que as empresas precisam preservar o seu ambiente organizacional, para que os profissionais da área de vendas estejam motivados e capazes de realizar o seu serviço, gerando o envolvimento do colaborador com os objetivos e as metas da empresa.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30575
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