Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30573
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorALMEIDA, Ivanete Bellucci Pires de-
dc.contributor.authorCAMARGO, Laís de Cássia-
dc.date.accessioned2025-03-19T13:45:15Z-
dc.date.available2025-03-19T13:45:15Z-
dc.date.issued2009-12-
dc.identifier.citationCAMARGO, Laís de Cássia. A gestão do conhecimento na IBM: um estudo de caso das ferramentas utilizadas pelos funcionários de um departamento, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30573-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi fundamentar bibliográfica e empiricamente a utilização de ferramentas de Gestão do Conhecimento (GC) por funcionários do departamento de Customer Support Operations (CSO) da IBM. A pesquisa de campo, com sete questões de natureza quantitativa e qualitativa, foi respondida por dezessete funcionários, dos quais, dez responderam às três perguntas da entrevista dirigida, que buscou complementar a pesquisa de campo, que não foi satisfatoriamente respondida. Após a coleta dos dados, analisamos as respostas às questões quantitativas com o auxílio de gráficos. As respostas às entrevistas dirigidas também foram analisadas, porém após a transcrição das mesmas. A aplicação dos questionários e da entrevista buscou verificar a utilização das ferramentas de GC pelos funcionários e identificar possíveis sugestões de melhorias. A análise nos possibilitou verificar que os sujeitos, além de propor sugestões para as ferramentas, avaliaram algumas e explicaram porque não utilizam todas as que foram abordadas na pesquisa. No final, ao contrapormos a teoria estudada e os dados empíricos coletados, verificamos que, apesar da GC ser uma ferramenta fundamental para a sustentabilidade de uma empresa, e que há empresas que a estão implementando, ainda faltam algumas etapas do processo para que a ferramenta se torne realmente eficaz. Entretanto, uma vez funcionando, a GC pode promover o desenvolvimento da empresa e a satisfação de seus funcionários, o que, conseqüentemente, proporcionará um futuro melhor para ambos. Estes dados podem ser bastante relevantes para gestores, como os graduados pela Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectGESTÃO DO CONHECIMENTOpt_BR
dc.subjectFerramentaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA gestão do conhecimento na IBM: um estudo de caso das ferramentas utilizadas pelos funcionários de um departamentopt_BR
dc.title.alternativeKnowledge management at IBM: a case study of the tools used by employees in a departmentpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Laís de Cássia Camargo.pdf737.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.