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Title: Neuromarketing para vendas.
Other Titles: Neuromarketing for sales.
Authors: BATISTA, Caroliny Souza
OLIVEIRA, Luiz Felipe Fenerich de
TOPAN, Maria Eduarda Stefani
BENASSE, Mariele
AFONSO, Nicoly Gasques
Advisor: PEDRO, Tatiane da Silva Madureira
type of document: Monografia
Keywords: Neuromarketing;Consumidor;Vendas;Propaganda
Issue Date: Jul-2024
Publisher: 138
Citation: BATISTA, Caroliny Souza; OLIVEIRA, Luiz Felipe Fenerich de; TOPAN, Maria Eduarda Stefani; BENASSE, Mariele; AFONSO, Nicoly Gasques, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC Professor Armando José Farinazzo, Fernandópolis, 2024.
Abstract: O neuromarketing é uma ciência que estuda os processos cerebrais que influenciam as ações dos consumidores, ajudando a criar publicidades estratégicas que despertam o desejo por produtos ou serviços. Existem, assim, propagandas marcantes que trouxeram o lado emocional à tona e desencadearam grandes sucessos, embora algumas foram más interpretadas. Por isso, empresas que não adotam essas estratégias de maneira correta podem sofrer prejuízos, enquanto aquelas que as implementam certeiramente veem melhorias em reconhecimento e crescimento. No mercado atual, com alta competitividade, este instrumento se destaca como uma ferramenta essencial ao integrar neurociência e marketing para entender o comportamento do consumidor. Desse modo, este trabalho analisa os meios do ramo e seus impactos durante o processo de decisão de compras. Além disso, estuda-se tipos de marketing e como as organizações podem utilizá-los ao seu favor, incluindo a influência do design, melodias e palavras de efeito que impactam diretamente ao hormônio da dopamina, responsável pelo prazer. O objetivo geral é analisar o comportamento do consumidor frente a propagandas baseadas em neuromarketing, identificar como atua, os meios utilizados e a composição das propagandas. Para que tais sejam alcançados, foi preciso investigar, por meio de pesquisas empíricas e bibliográficas, como esse sistema funciona. Após levantamento dos dados, chegou se a conclusão que esse método realmente induzia grande parte dos consumidores a comprarem determinado produto e que suas técnicas reverberam até os dias atuais, marcando, com músicas e imagens, no subconsciente das pessoas.
Neuromarketing is a science that studies the brain processes that influence the actions of consumers, helping to create strategic advertisements that arouse the desire for products or services. There are, thus, striking advertisements that brought the emotional side to the surface and triggered great successes, although some were misinterpreted. Therefore, companies that do not adopt these strategies correctly can suffer losses, while those that implement them clearly see improvements in recognition and growth. In the current market, with high competitiveness, this instrument stands out as an essential tool when integrating neuroscience and marketing to understand consumer behavior. Thus, this work analyzes the means of the branch and its impacts during the purchasing decision process. In addition, it studies types of marketing and how organizations can use them to their advantage, including the influence of design, melodies and words of effect that directly impact the hormone dopamine, responsible for pleasure. The general objective is to analyze consumer behavior against advertisements based on neuromarketing, identify how it acts, the means used and the composition of advertisements. For these to be achieved, it was necessary to investigate, through empirical and bibliographical research, how this system works. After collecting the data, it was concluded that this method really induced a large part of consumers to buy a certain product and that its techniques reverberate to the present day, marking, with music and images, in people’s subconscious.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30495
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