Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30476
Título: Ferramentas do Big Data (grande volume de dados) para gerenciamento de processos em uma visão pós pandemia
Título(s) alternativo(s): Big data tools (large volume of data) for process management in a post-pandemic view
Autor(es): MARTINIANO NETO, João
Orientador(es): LIMA, André de
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Big data;Indústria 4.0;Internet das coisas
Data do documento: Jul-2020
Editor: 175
Referência Bibliográfica: MARTINIANO NETO, João. Ferramentas do Big Data (grande volume de dados) para gerenciamento de processos em uma visão pós pandemia. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2020.
Resumo: As mudanças de consumo e necessidade da sociedade sempre influenciaram a indústria resultando nas Revoluções Industriais. A mais recente, a indústria 4.0 está projetando um cenário onde teremos um grande volume de dados gerados e com isso uma alta necessidade de processá-los. As tecnologias de Big Data, aliadas à Internet das Coisas (IoT) e a Computação em Nuvem, mostra que é possível lidar com esses dados gerados e transformá-los em informação para melhorar processos e reduzir perdas. A pandemia do COVID-19 está modificando os hábitos de consumo e as relações com o trabalho na sociedade. Este estudo tem como objetivo, verificar como a tecnologia pode auxiliar os processos e melhorar sua eficiência. Também foi realizado um estudo de caso sobre a utilização de ferramentas de IoT pela rede varejista Walmart para melhorar o controle da sua cadeia de suprimentos. E por fim, foi realizado uma relação sobre como podem ser utilizadas as ferramentas da indústria 4.0 nesse novo normal que será modificado por conta da propagação do vírus, propondo um modelo de atuação para as organizações em um cenário futuro pós pandemia.
Changes in consumption and society's needs have always influenced the industry leading it to the Industrial Revolutions. The most recent, Industry 4.0 is designing a scenario in which we will have a large volume of data and consequently a high need to process it. Big Data technologies, allied to the Internet of Things and Cloud Computing, show that it is possible to deal with this data and transform it into information to improve processes and reduce losses. The COVID-19 pandemic is changing consumer habits and their relationship with work. Thus, this study aims to verify how technology can assist processes and improve their efficiency. The method was to analyze a case study about the use of Internet of Things (loT) tools by the Walmart retailer to improve control of its supply chain. Examining these points, this study proposes ways to use the tools of industry 4.0 in this new normal modified because of the virus propagation and a model of action for organizations in a postpandemic future scenario.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30476
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaoempresarial_2020_1_joaomartinianoneto_ferramentasdobigdata.pdf
  Restricted Access
312.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.