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Título: Bananabio: jogo digital destinado ao entretenimento e educação ambiental
Autor(es): ALMEIDA, Arthur Gomes
OLIVEIRA, Lucas do Nascimento
AMORIM, Nicolas Barrantes de
LOURENÇO, Renato Souza Arruda
TOZETI, Vitor Barbosa
Orientador(es): CASTRO, Nathane de
Outro(s) contribuidor(es): LINO, Tiago Paz
WAGNER, Jean Paulo
ALCUBIERRE, Marcos Strohhaecker Lisa
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Preservação ambiental;Educação ambiental
Data do documento: 7-Dez-2024
Editor: 293
Referência Bibliográfica: ALMEIDA, Arthur Gomes; OLIVEIRA, Lucas do Nascimento; AMORIM, Nicolas Barrantes de; LOURENÇO, Renato Souza Arruda; OLIVEIRA, Thais de Novais; TOZETI, Vitor Barbosa. Bananabio. Jogo digital destinado ao entretenimento e educação ambiental, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas) Etec de Taboão da Serra, Taboão da Serra – SP, 2024.
Resumo: O projeto em questão se trata de um jogo de videogame (denominado ‘BananaBio’) que aborda como temática a preservação do meio ambiente, no qual o protagonista é um guardião do meio ambiente, que luta contra inimigos que procuram devastar a natureza. A poluição ambiental é uma problemática recorrente nos dias atuais, que tende a afetar não apenas a natureza, mas a sociedade como um todo e o futuro do planeta. Segundo a União Nacional da Bioenergia (UDOP) o Brasil ocupa a quarta colocação no ranking de nações que mais emitem gases poluentes no mundo. Considerando a problemática e o dado apresentado, o ‘BananaBio’ tem como objetivo ser um jogo lúdico, ou seja, que entretém o jogador, ao mesmo tempo em que conscientiza indiretamente as crianças e adolescentes que estão jogando a importância de preservar o meio ambiente. Sob essa ótica, o jogo pode ser considerado um instrumento de passatempo e educação ambiental, onde as mensagens transmitidas contribuirão para a construção de uma sociedade ecológica no futuro. Palavras-chave: Poluição. Ambiental. Jogo. Educação. Videogame.
The project in question is a video game called 'BananaBio,' which addresses environmental preservation as theme. The protagonist is a guardian of the environment who battles enemies seeking to devastate nature. Environmental pollution is a significant issue today that affects not only nature but society as a whole and the future of the planet. According to the National Union of Bioenergy (UDOP), Brazil ranks fourth in the world in terms of nations emitting the most polluting gasses. Considering this issue and the given data, 'BananaBio' aims to be an entertaining game that indirectly raises awareness among children and teenagers about the importance of preserving the environment. From this perspective, the game serves as both a pastime and an environmental education tool, where the messages conveyed contribute to building an ecologically conscious society for the future. Keywords: Pollution. Environmental. Game. Education. Videogame.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30450
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