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Title: A valorização do cinema brasileiro através do marketing: cinema estrangeiro VS cinema brasileiro
Other Titles: The valorization of Brazilian cinema through marketing: foreign cinema VS Brazilian cinema
Authors: FREITAS, Andrielly Lourenço de
LIMA, Larissa Gabriela de
RISSI, Letícia da Silva
FERREIRA, Rayssa Rodrigues
Advisor: MARQUEZINI, Fabiana de Cássia Ferreira
type of document: Monografia
Keywords: Cinema;Cultura brasileira
Issue Date: 2023
Publisher: 255
Citation: FREITAS, Andrielly Lourenço de. A valorização do cinema brasileiro através do marketing: cinema estrangeiro VS cinema brasileiro, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Técnico em marketing) - ETEC Alcides Cestari, Monte Alto, 2023
Abstract: Este trabalho acadêmico apresenta a história do cinema brasileiro, desde seu nascimento até os dias atuais, e os desafios enfrentados para obter reconhecimento e validação de telespectadores nacionais e internacionais. Iniciada pelos irmãos Segreto no fim do século XIX, a trajetória do cinema no Brasil passou por grandes acontecimentos que trouxeram inúmeros resultados negativos e positivos. A influência hollywoodiana, um dos principais acontecimentos, é carregada até a atualidade nas produções que imitam blockbusters, no intuito de atrair mais público às salas de exibição. Durante o período da década de 1920, época em que filmes americanos ocupavam a maior parte dos cinemas brasileiros, houve a criação das primeiras produtoras brasileiras, as quais produziam películas similares às norte-americanas. Entre as décadas de 30 e 50 ocorreram Chanchadas, estilo inédito nos cinemas nacionais - porém era um movimento iniciado nos Estados Unidos e que normalmente eram desenvolvidas em torno de um romance -, que cantavam em forma de sátiras as vivências da população e seus problemas cotidianos, como a desigualdade e corrupção. Este estilo era um sucesso de bilheteria e bem recebido por parte do público, em contrapartida, era menosprezado pelos críticos da época. Na década seguinte deu-se origem ao Cinema Novo, movimento formado por jovens cineastas que buscavam fazer produções realistas e autênticas, sem tentativas de imitar o cinema de Hollywood. No fim da década de 1960, durante a Ditadura Militar, os ministros militares implementaram a Embrafilme, na intenção do governo de centralizar as obras cinematográficas da época, onde não havia liberdade estética e apenas concentração na expansão mercadológica. A chanchadas tiveram seu fim por causa da queda de telespectadores nas salas de exibição. Essa situação ocorreu por motivos do crescimento da indústria televisiva brasileira e a crise em que o país estava, provocando inclusive os encerramentos das atividades da Embrafilme. Somente no começo dos anos de 1990, após o Governo Collor, aconteceu a retomada do cinema brasileiro, com leis de incentivo e órgãos de regulamentação, proporcionando reconhecimento do Brasil em festivais e premiações internacionais importantes. Atualmente, o mercado cinematográfico brasileiro obtém grande número de cineastas e é predominantemente dominado por comédias que seguem a estética blockbusters. No presente, existem diversos meios e plataformas de divulgação das obras, algumas que obstaculizam a presença do público nos cinemas, como streamings, que facilitam o acesso às produções internacionais. Os espaços de distribuição e exibição no Brasil são predominantes nas salas e parques exibidores, normalmente presentes em shopping, porém muitas vezes estão concentrados em lugares de difícil acesso a determinados grupos sociais.
This academic work presents the history of Brazilian cinema, since its birth to the present day, and the challenges faced to obtain recognition and validation from national and international viewers. Started by the Segreto brothers at the end of the 19th century, the trajectory of cinema in Brazil wen through major events that brought countless negative and positive. The Hollywood influence, one of the main events, is carried to the current developments in productions that imitate blockbusters, in order to attract more audiences to the exhibition halls. During the period of the 1920s, a time when films Americans occupied the majority of Brazilian cinemas, there was the creation of first Brazilian producers, which produced films similar to those North Americans. Between the 30s and 50s, Chanchadas took place, a style never seen before in cinemas national - but it was a movement that started in the United States and that were usually developed around romance - which they sang in in the form of satire the experiences of the population and their daily problems, such as inequality and corruption. This style was a box office success and well received by the public, on the other hand, it was underestimated by critics of the time. In the following decade, Cinema Novo was born, a movement formed by young filmakers who sought to make realistic and authentic productions, without attempts to imitate Hollywood cinema. At the end of the 1960s, during the Military Dictatorship, the military ministers implemented Embrafilme, with the intention of govemment to centralize cinematographic works at the time, where there was no aesthetic freedom and just concentration on marketing expansion The chanchadas came to an end because of the drop in viewers in the rooms display. This situation occurred due to the growth of the industry Brazilian television and the crisis the country was in, even causing closures of Embrasilme's activities. Only at the beginning of the 1990s, after the Collor Government, did the resumption of Brazilian cinema, with incentive laws and regulatory bodies, providing Brazilian film market obtains a large number of filmakers and is predominantly dominated by comedies that follow the blockbuster aestethic. At present, there are several means and plataforms for disseminating works, some that hinder the public's presence in cinemas, such as streaming, that facilitate access to international poductions. Distribuition spaces and exhibitions in Brazil are predominant in exhibition halls and parks, normally present in shopping malls, but they are often concentrated in places of difficult access to certain social groups.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30440
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