Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30417
Title: | Pneu ecológico |
Authors: | SILVA, Felipe Dantas da MININEL, Vitor Gervasoni |
Advisor: | FRÓES, Marco Aurélio |
Other contributor: | FRÓES, Marco Aurélio DALBO, Fernando Garup JOCA, Jhonny Frank Sousa |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Mecânica automobilística;Engenharia automotiva;Indústria da borracha e de plásticos (aspectos ambientais);Pneus;Ecologia;Sustentabilidade;Tecnologia;Veículos |
Issue Date: | 20-Dec-2021 |
Publisher: | 160 |
Citation: | SILVA, Felipe Dantas da; MININEL, Vitor Gervasoni. Pneu ecológico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Mecânica Automobilística) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2021. 41 f. il. |
Abstract: | Desde a Revolução Industrial no século XVIII, ocorreu a proliferação em massa de
operações fabris por todo o mundo, decorrente disso, o uso de combustíveis fosseis
como fonte de energia também cresceu, tendo como consequência a partir da sua
utilização, a grande quantidade de gases poluentes na atmosfera. Pode-se ver que a
emissão de CO2 e outros gases nocivos ao meio ambiente é superada ano após ano,
trazendo grandes danos ao nosso planeta e à camada de ozônio. Atualmente o
principal emissor de gases poluentes são os veículos, produzidos em massa em todos
os continentes, portanto, as fabricantes de veículos e fornecedoras de componentes
dessa indústria estão sempre na busca de produtos que não sejam tão prejudiciais ao
meio ambiente e que sejam mais ecológicos. As grandes fabricantes da indústria
pneumática, como a Continental, Goodyear, Dunlop e Pirelli, como qualquer outro
segmento da indústria automobilística, também fazem parte dessa busca por um
produto mais amigável ao ambiente, para isso foram desenvolvidas tecnologias que
as ajudem a atingir esse objetivo, uma delas foi a utilização de sílica (dióxido de silício)
na composição dos pneus, os chamados pneus ecológicos, produto que, devido a
essa característica de possuir sílica em sua estrutura, faz com que o veículo tenha um
menor consumo de combustível, contribuindo para consequentemente, uma menor
emissão de gases poluentes pelos automóveis. ABSTRACT Since the Industrial Revolution in the 18th century, there has been a massive proliferation of manufacturing operations all over the world. As a result, the use of fossil fuels as an energy source has also grown, having as consequence, a large amount of gases pollutants in the atmosphere. It can be seen that the emission of CO2 and other harmful gases to the environment is overcome year after year, causing great damage to our planet and the ozone layer. Currently, the main emitter of polluting gases are vehicles, which are mass-produced on all continents, therefore, the car manufacturers and suppliers of components in this industry are always searching for products that are not so harmful to the environment and that are more ecological. The major manufacturers of the tire industry, such as Continental, Goodyear, Dunlop, and Pirelli, like any other segment of the automotive industry, are also part of this search for a more environmentally friendly product, for those reasons, technologies have been developed to help them achieve this goal, one of them was the use of silica (silicon dioxide) in the tire composition, the so-called green tires, a product that, due to this characteristic of possessing silica in its structure, makes the vehicle have lower fuel consumption, contributing to a lower emission of polluting gases by automobiles. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30417 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MECÂNICA AUTOMOBILÍSTICA - FELIPE DANTAS E VITOR GERVASONI.pdf Restricted Access | 1.37 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.