Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30417
Title: Pneu ecológico
Authors: SILVA, Felipe Dantas da
MININEL, Vitor Gervasoni
Advisor: FRÓES, Marco Aurélio
Other contributor: FRÓES, Marco Aurélio
DALBO, Fernando Garup
JOCA, Jhonny Frank Sousa
type of document: Monografia
Keywords: Mecânica automobilística;Engenharia automotiva;Indústria da borracha e de plásticos (aspectos ambientais);Pneus;Ecologia;Sustentabilidade;Tecnologia;Veículos
Issue Date: 20-Dec-2021
Publisher: 160
Citation: SILVA, Felipe Dantas da; MININEL, Vitor Gervasoni. Pneu ecológico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Mecânica Automobilística) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2021. 41 f. il.
Abstract: Desde a Revolução Industrial no século XVIII, ocorreu a proliferação em massa de operações fabris por todo o mundo, decorrente disso, o uso de combustíveis fosseis como fonte de energia também cresceu, tendo como consequência a partir da sua utilização, a grande quantidade de gases poluentes na atmosfera. Pode-se ver que a emissão de CO2 e outros gases nocivos ao meio ambiente é superada ano após ano, trazendo grandes danos ao nosso planeta e à camada de ozônio. Atualmente o principal emissor de gases poluentes são os veículos, produzidos em massa em todos os continentes, portanto, as fabricantes de veículos e fornecedoras de componentes dessa indústria estão sempre na busca de produtos que não sejam tão prejudiciais ao meio ambiente e que sejam mais ecológicos. As grandes fabricantes da indústria pneumática, como a Continental, Goodyear, Dunlop e Pirelli, como qualquer outro segmento da indústria automobilística, também fazem parte dessa busca por um produto mais amigável ao ambiente, para isso foram desenvolvidas tecnologias que as ajudem a atingir esse objetivo, uma delas foi a utilização de sílica (dióxido de silício) na composição dos pneus, os chamados pneus ecológicos, produto que, devido a essa característica de possuir sílica em sua estrutura, faz com que o veículo tenha um menor consumo de combustível, contribuindo para consequentemente, uma menor emissão de gases poluentes pelos automóveis.
ABSTRACT Since the Industrial Revolution in the 18th century, there has been a massive proliferation of manufacturing operations all over the world. As a result, the use of fossil fuels as an energy source has also grown, having as consequence, a large amount of gases pollutants in the atmosphere. It can be seen that the emission of CO2 and other harmful gases to the environment is overcome year after year, causing great damage to our planet and the ozone layer. Currently, the main emitter of polluting gases are vehicles, which are mass-produced on all continents, therefore, the car manufacturers and suppliers of components in this industry are always searching for products that are not so harmful to the environment and that are more ecological. The major manufacturers of the tire industry, such as Continental, Goodyear, Dunlop, and Pirelli, like any other segment of the automotive industry, are also part of this search for a more environmentally friendly product, for those reasons, technologies have been developed to help them achieve this goal, one of them was the use of silica (silicon dioxide) in the tire composition, the so-called green tires, a product that, due to this characteristic of possessing silica in its structure, makes the vehicle have lower fuel consumption, contributing to a lower emission of polluting gases by automobiles.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30417
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MECÂNICA AUTOMOBILÍSTICA - FELIPE DANTAS E VITOR GERVASONI.pdf
  Restricted Access
1.37 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.