Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30322
Title: | Aplicação do endomarketing pelo RH para motivação no ambiente de trabalho |
Authors: | MARQUES, Andriela ALVES, Beatriz Araújo GOMES, Evelin APARECIDA, Juliana DANTAS, Priscila |
Advisor: | SANTOS, Rosana Ribeiro de Araújo SILVA, Cezar Ortêncio da |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Endomarketing;Motivação |
Issue Date: | 29-Nov-2024 |
Publisher: | 172 |
Citation: | MARQUES, A. et al. Aplicação do endomarketing pelo RH para motivação no ambiente de trabalho, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - Escola Técnica Estadual ETEC de Sapopemba (Fazenda da Juta - São Paulo), São Paulo, 2024. |
Abstract: | No contexto atual o Endomarketing como uma ferramenta para a motivação e o
engajamento dos colaboradores em empresas de diversos setores, pode contribuir
de maneira significativa para a melhoria do ambiente de trabalho, relações
humanas, saúde mental e consequentemente nos resultados da empresa, a
contribuição do Recursos Humanos, é essencial nesse processo, e, destacada
como um fator-chave para o sucesso das ações de endomarketing, ao
compreender as necessidades dos colaboradores e implementar programas
adequados, ele garante o alinhamento entre as expectativas e as necessidades dos
funcionários com os objetivos organizacionais das empresas. O objetivo do
presente trabalho foi de buscar as causas da desmotivação no ambiente de
trabalho e como as ferramentas de Endormarketing podem ser utilizadas pelo RH
para melhoria deste problema, para isso utilizamos de pesquisa quantitativa e
qualitativa através de questionários estruturados com a população de diversos
comércios da região de São Mateus zona leste da cidade de São Paulo e a
apuração dos resultados ao contrário do que tínhamos imaginado a princípio
demonstrou que a maioria dos pesquisados está satisfeita com o atual ambiente de
trabalho, clima organizacional, comunicação interna e sentem-se acolhidos pela
administração fazendo com que o atendimento ao público seja beneficiado,
recebem de forma adequada salários, no entanto, em relação aos benefícios a
amplitude dos mesmo não atingem de forma completa a todos, o feedback por parte
das lideranças também se mostrou um item a ser melhorado pois os pesquisados
relataram que não existe por parte das empresas uma preocupação em saber da
opinião dos funcionários através de pesquisas internas. In the current context, Endomarketing as a tool for motivating and engaging employees in companies from different sectors can contribute significantly to improving the work environment, human relations, mental health and, consequently, the company's results. The contribution of Human Resources is essential in this process and, highlighted as a key factor for the success of endomarketing actions, by understanding the needs of employees and implementing appropriate programs, it ensures alignment between the expectations and needs of employees with the organizational objectives of companies. The objective of this study was to find the causes of demotivation in the workplace and how Endormarketing tools can be used by HR to improve this problem. To do so, we used quantitative and qualitative research through structured questionnaires with the population of various businesses in the São Mateus region, east of the city of São Paulo. The results, contrary to what we had initially imagined, showed that the majority of respondents are satisfied with the current work environment, organizational climate, internal communication, and feel welcomed by the administration, which benefits the public. They receive adequate salaries. However, in relation to benefits, the scope of these does not fully reach everyone. Feedback from leaders also proved to be an item that needs to be improved, since respondents reported that companies do not care about finding out the opinions of employees through internal surveys. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30322 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
recursoshumanos_2024_2_andrielamarques_aplicaçaodoendomarketingpelorh.pdf Restricted Access | 569.09 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.