Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30314
Title: Marketing: fatores que influenciam o processo decisório do comprador virtual
Other Titles: Marketing: factors that influence the virtual buyer's decision-making process
Authors: MOUZINHO, Adress Leonardo Cardoso
SOUZA, Maria Vitoria Tuzin
Advisor: FUZETTI, Diana Leite Kochmanski
type of document: Artigo Científico
Keywords: Administração;Marketing on-line;Comportamento do consumidor;Comércio eletrônico
Issue Date: 6-Dec-2024
Publisher: 056
Citation: MOUZINHO, Adress Leonardo Cardoso; SOUZA, Maria Vitoria Tuzin. Marketing: fatores que influenciam o processo decisório do comprador virtual, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC Coronel Fernando Febeliano da Costa, Piracicaba, 2024.
Abstract: O objetivo do estudo "Marketing: fatores que afetam a decisão de compra do consumidor virtual" é entender os fatores que afetam a decisão de compra no comércio eletrônico, destacando a função do marketing na satisfação e lealdade dos clientes. A razão para a pesquisa está no aumento da importância do comércio eletrônico no Brasil, impulsionado pela comodidade, diversidade de escolhas e aceleração provocada pela pandemia de COVID-19 (SEBRAE, 2023). De acordo com Kotler (2002, 2022), aspectos como a segurança da plataforma, facilidade de uso, rapidez na entrega e a opinião de outros clientes são cruciais, demandando estratégias de marketing eficazes. A abordagem empregada engloba pesquisa de campo, conduzida através de um formulário online, visando obter informações diretamente dos consumidores acerca de suas percepções e atitudes durante compras online. A pesquisa visa não só reconhecer os elementos mais significativos no processo decisório, mas também sugerir táticas para aprimorar a experiência do cliente, auxiliando as empresas a se sobressaírem em um mercado extremamente competitivo. Portanto, este estudo proporciona uma avaliação prática e teórica com o objetivo de favorecer tanto o meio acadêmico quanto o empresarial, incentivando experiências de compra mais seguras e gratificantes no comércio virtual.
The objective of the study "Marketing: factors that affect the purchase decision of the virtual consumer" is to understand the factors that affect the purchase decision in e-commerce, highlighting the role of marketing in customer satisfaction and loyalty. The reason for the survey is the increased importance of e-commerce in Brazil, driven by convenience, diversity of choices, and acceleration caused by the COVID- 19 pandemic (SEBRAE, 2023). According to Kotler (2002, 2022), aspects such as platform security, ease of use, speed of delivery, and the opinion of other customers are crucial, requiring effective marketing strategies. The approach employed encompasses field research, conducted through an online form, aiming to obtain information directly from consumers about their perceptions and attitudes during online shopping. The survey aims not only to recognize the most significant elements in the decision-making process, but also to suggest tactics to improve the customer experience, helping companies to stand out in an extremely competitive market. Therefore, this study provides a practical and theoretical evaluation with the objective of favoring both the academic and business environments, encouraging safer and more rewarding shopping experiences in virtual commerce.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30314
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
administracao_2024_2_adressleonardocardosomouzinho_marketingfatoresqueinfluenciam.pdf
  Restricted Access
855.88 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.