Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30178
Title: Um estudo político e privado sobre a necessidade de investimentos nas malhas ferroviárias brasileiras
Authors: GRAÇA, Guilherme Soares da
OLIVEIRA, Yasmin Gabriely de Souza
TEODORO, Ingridi de Lima
Advisor: ZANATTO, André Antonio
Other contributor: GASPAR, Sandra Gomes
type of document: Artigo Científico
Keywords: Ferrovias;Transporte ferroviário
Issue Date: 20-Dec-2024
Publisher: 201
Citation: GRAÇA, Guilherme Soares da; OLIVEIRA, Yasmin Gabriely de Souza; TEODORO, Ingridi de Lima. Um estudo político e privado sobre a necessidade de investimentos nas malhas ferroviárias brasileiras. Orientador: André Antonio Zanatto. 2024. Artigo Científico, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (Ensino Técnico em Logística) – ETECAMP: ETEC de Campo Limpo Paulista, Campo Limpo Paulista, 2024.
Abstract: O artigo propõe esclarecer a relevância do modal ferroviário para o setor logístico e para o desenvolvimento sustentável do país, e desvendar a falta de investimento público no modal. Este artigo possui natureza explicativa, e o tratamento de dados é feito de forma qualitativa com base em fontes secundárias. A malha ferroviária possui relevância na logística de uma nação, por sua capacidade de transporte e redução de custos de forma mais segura e menos congestionada, além de menos poluente comparada ao rodoviário. As pesquisas resultaram em um modal fragmentado pela nação, incapaz de desenvolver-se em grande escala pela carência de investimentos cruzados. Conclui-se que para que haja desenvolvimento da infraestrutura ferroviária no país, é de suma importância que haja compromisso do governo para com o modal.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30178
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
logistica_2024_2_guilhermesoaresdagraca_umestudopoliticoeprivado.pdf209.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.