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Title: Tecnologias híbridas na construção naval: um caminho para a eficiência energética e redução de emissões de CO2
Authors: LIRA, Heitor Victorino de
NEVES, Daniel Cardoso das
SOARES, Ryan Cavalcante
Advisor: ZANATTO, André Antonio
Other contributor: GASPAR, Sandra Gomes
type of document: Artigo Científico
Keywords: Transporte marítimo;Construção naval
Issue Date: 20-Dec-2024
Publisher: 201
Citation: LIRA, Heitor Victorino de; NEVES, Daniel Cardoso das; SOARES, Ryan Cavalcante. Tecnologias híbridas na construção naval: um caminho para a eficiência energética e redução de emissões de CO2. Orientador: André Antonio Zanatto. 2024. Artigo Científico, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (Ensino Técnico em Logística) – ETECAMP: ETEC de Campo Limpo Paulista, Campo Limpo Paulista, 2024.
Abstract: O transporte marítimo global é fundamental para o comércio internacional, conectando mercados e facilitando o movimento de mercadorias essenciais. As principais rotas marítimas, como o Canal de Suez, o Canal do Panamá e o Estreito de Malaca, desempenham papel crucial na logística mundial, permitindo a circulação eficiente de cargas como petróleo, grãos e produtos manufaturados. No entanto, o setor enfrenta desafios, como o aumento dos custos de frete e os impactos ambientais, especialmente as emissões de CO2. Em resposta a esses desafios, inovações tecnológicas estão sendo implementadas, como o Pyxis Ocean, um navio com propulsão híbrida equipado com WindWings, velas rígidas que utilizam a energia do vento para reduzir o consumo de combustível e as emissões de gases de efeito estufa. Essa tecnologia pode descarbonizar navios de carga em até 30%, uma contribuição significativa para os objetivos de sustentabilidade da indústria marítima. O uso de tecnologias como a automação de portos e navios autônomos, junto à adoção de combustíveis alternativos, promete transformar o setor, promovendo maior eficiência e responsabilidade ambiental. Além disso, plataformas como MarineTraffic Live oferecem monitoramento em tempo real, contribuindo para a segurança e otimização das rotas. O futuro do comércio marítimo dependerá de práticas mais ecológicas, avanços tecnológicos e adaptação a novas condições climáticas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30177
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