Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30148
Título: Gestão do estresse no ambiente de trabalho
Título(s) alternativo(s): Stress management in the workplace
Autor(es): SIQUEIRA, Erica de
GAMA, Higor Miguel
RODRIGUES, João Pedro Libert
PEREIRA, Mateus Henrique dos Santos
FERREIRA, Nathalia Camila de Souza
OLIVEIRA, Nicole Costa de
NASCIMENTO, Vitoria Gabriele do
Orientador(es): ROBIATTI, Ana Paula
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Estresse profissional;Qualidade de vida
Data do documento: 28-Nov-2024
Editor: 255
Referência Bibliográfica: SIQUEIRA, Erica de. Gestão do estresse no ambiente de trabalho, 2024. Trabalho de conclusão de Curso (Administração Integrado ao ensino médio) - ETEC Alcides Cestari, Monte Alto, 2024.
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar e compreender as principais causas e consequências do estresse no ambiente de trabalho. A estrutura deste estudo compreende a introdução, o estresse, a qualidade de vida no trabalho, estresse ocupacional e síndrome de burnout; gestão do estresse ocupacional e técnicas para lidar com o estresse ocupacional. Sua fundamentação teórica está embasada em revisão bibliográfica através de livros, autores, sites e revistas que abordam a temática. A metodologia utilizada na elaboração deste artigo é a pesquisa exploratória e a análise dos dados obtidos com a aplicação de um questionário estruturado através do Google forms, composto por oito perguntas, direcionado a pessoas que foram convidadas a respondê-lo voluntariamente. Os resultados indicaram que a sobrecarga de trabalho e a falta de reconhecimento são os principais fatores que desencadeiam o estresse no ambiente analisado. Os colaboradores também relataram elevados níveis de cansaço físico e emocional, o que destaca a necessidade de intervenções imediatas. A pesquisa evidencia os impactos negativos do estresse ocupacional, que afetam não apenas a saúde emocional, física e social dos trabalhadores, mas também comprometem a qualidade de vida e geram uma baixa produtividade nas empresas. Tais efeitos são prejudiciais tanto para o indivíduo quanto para a organização, já que o estresse pode diminuir a motivação, o desempenho e a satisfação no trabalho. Diante desse cenário, conclui-se que a gestão eficaz do estresse se torna essencial para garantir o bem-estar dos colaboradores e a eficiência organizacional.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30148
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.