Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30128
Title: Recrutamento e seleção: um estudo sobre os desafios no setor de varejo
Other Titles: Recruitment and selection: a study on the challenges in the retail sector
Authors: FORTES, Érika Tacila
PEIXOTO, Talita Mendes
Advisor: SALLES, Taciana Lucas e Afonseca
Other contributor: SALLES, Taciana Lucas e Afonseca
COSTA, Denise Gisele Silva
PEREIRA, Júlia Mara Moscardini Miguel
type of document: Monografia
Keywords: Absenteísmo;Autonomia administrativa;Vendas a varejo;Varejo
Issue Date: 25-Nov-2024
Publisher: 109
Citation: FORTES, Erika Tacila; PEIXOTO, Talita Mendes. Recrutamento e seleção: um estudo sobre os desafios no setor de varejo, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos) - Fatec Franca. “Dr. Thomaz Novelinho”, 2024.
Abstract: A rotatividade e o absenteísmo são os principais indicadores de eficiência da área de Recursos Humanos e vem sendo um desafio para as organizações. A realização de um processo seletivo de excelência, juntamente com políticas de retenção, poderia auxiliar na redução desses índices. Entretanto, no setor de varejo, especialmente nos cargos operacionais, nenhuma estratégia parece surtir efeito. Assim, este estudo aborda principais fatores que contribuem para a alta rotatividade e o absenteísmo dos cargos operacionais no setor de varejo, explorando como as diversas práticas de gestão de pessoas influenciam esses fenômenos. Uma vez que a alta rotatividade e absenteísmos elevam os custos organizacionais e baixam a qualidade dos serviços prestados, compreender suas causas é crucial. Foi então realizada pesquisa qualitativa de caráter descritivo por meio de pesquisa bibliográfica em material científico sobre o assunto. Os resultados indicam que combinar tecnologia e abordagens humanizadas no processo de recrutamento é essencial para atrair e reter talentos qualificados, enquanto também enfatiza a importância das práticas de gestão que promovem autonomia, feedback significativo e oportunidades de crescimento
Turnover and absenteeism are key indicators of efficiency in the Human Resources area and have been a challenge for organizations. Conducting an excellent selection process, along with retention policies, could help reduce these rates. However, in the retail sector, especially for operational positions, no strategy seems to have an effect. Thus, this study addresses the main factors contributing to high turnover and absenteeism in operational roles within the retail sector, exploring how various people management practices influence these phenomena. Given that high turnover and absenteeism increase organizational costs and lower the quality of services provided, understanding their causes is crucial. Qualitative descriptive research was then conducted through a literature review of scientific material on the subject. The results indicate that combining technology with humanized approaches in the recruitment process is essential for attracting and retaining qualified talent, while also emphasizing the importance of management practices that promote autonomy, meaningful feedback, and growth opportunities.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30128
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
18. ERIKA TACILA FORTES_TALITA MENDES PEIXOTO (1).pdf
  Restricted Access
396.75 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.