Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30042
Título: Desenvolvimento de plataforma para teste da resistência interna de baterias chumbo-ácido
Título(s) alternativo(s): Development of a platform for testing the internal resistance of lead-acid batteries
Autor(es): STENDER, Ana Helena Santos
Orientador(es): KITANI, Edson Caoru
Outro(s) contribuidor(es): KITANI, Edson Caoru
DALBO, Fernando Garup
SILVA, Cirilo
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Eletrônica;Engenharia automotiva;Baterias elétricas;Dispositivos eletrônicos;Veículos;Veículos automotores;Projetos industriais;Circuitos elétricos;Chassis plataforma
Data do documento: 29-Jun-2024
Editor: 160
Referência Bibliográfica: STENDER, Ana Helena Santos. Desenvolvimento de plataforma para teste da resistência interna de baterias chumbo-ácido. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Eletrônica Automotiva) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2024 56 f. il.
Resumo: A necessidade de modernização de veículos devido a questões de conforto, legislação, segurança e concorrência no mercado, trouxe consigo a elevação da quantidade de acessórios que dependem de uma fonte de energia para operar. Embora o alternador seja o principal provedor de energia para os sistemas eletrônicos e bateria de um veículo, ele depende da carga presente na bateria para ser iniciado. Por se tratar de um dispositivo químico, as baterias possuem vida útil determinada, que diminui a cada utilização. A má eficiência de uma bateria, além de comprometer o desempenho de sistemas elétricos, podem causar danos ao próprio alternador. O presente Trabalho de Conclusão de Curso, visa apresentar o objetivo, metodologia e resultados obtidos ao longo do desenvolvimento do projeto intitulado “Desenvolvimento de Plataforma para Testes da Resistência Interna de Baterias Chumbo-Ácido”. O objetivo deste projeto é testar e avaliar as condições de operação de baterias veiculares a partir do consumo de uma carga eletrônica conectada em série. Baseado nos dados desta simulação, será possível estimar, através de um programa criado no LabVIEW, o estado de saúde da bateria e assim analisar se ela continua apta para uso ou se já não entrega mais o desempenho necessário para alimentar o sistema.
ABSTRACT The need to modernize vehicles for regulation, legislation, safety, and market competition has increased the number of accessories that depend on a power source to operate. Although the alternator is the leading supply of energy to a vehicle's electronic systems and battery, it depends on the charge present in the battery to start. When treating a chemical device, the batteries have a predefined and limited life, which reduces at each use. The greater efficiency of a battery and better performance of electrical systems can cause damage to the alternator itself. This Undergraduate Thesis aims to present the objective, methodology, and results obtained throughout the project entitled “Development of a Platform for Testing the Internal Resistance of Lead-Acid Batteries.” This project aims to evaluate and evaluate the operating conditions of vehicle batteries based on the consumption of an electronic load connected in series. Based on the data from this simulation, it will be possible to estimate the battery's health status using a program created in LabVIEW and thus analyze whether it remains suitable for use or no longer delivers the performance required by the system.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30042
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELETRÔNICA - ANA HELENA Monografia_Bancada_Teste_Resistencia_Interna_Bateria_Ana_Helena_FINAL_V2.pdf1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.