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Title: Estudo do e-commerce e os fatores que influenciam o comportamento do consumidor
Other Titles: Study of e-commerce and the factors that influence consumer behavior
Authors: COSTA, Joelina Rodrigues
TORREZAN, Natalia Gomes
Advisor: OLIVEIRA, Angela Trimer de
type of document: Monografia
Keywords: Comércio eletrônico;Comportamento do consumidor;Marketing
Issue Date: 18-Dec-2020
Publisher: 175
Citation: COSTA, Joelina Rodrigues; TORREZAN, Natalia Gomes. Estudo do e-commerce e os fatores que influenciam o comportamento do consumidor. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2020.
Abstract: Busca-se com esse trabalho estudar como o ambiente virtual exerce influência sobre os consumidores através do e-commerce e como esse tipo de comercio tem crescido no Brasil e no mundo, para atender ao objetivo foi necessário estudar sobre como se dá o comportamento de consumo através do e-commerce e os fatores que exercem influência na efetivação das compras no ambiente virtual. Para realização esse estudo, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, buscando em diferentes bancos de dados, informações relevantes sobre o tema. Evidenciou-se por meio da revisão bibliográfica que o e-commerce tem ampliado sua atuação no Brasil e no mundo, embora grande parte dos consumidores ainda realizem suas compras de maneira presencial, e, que a pandemia causada pelo Covid-19 no ano de 2020 fez com que esta modalidade de negócio expandisse fazendo com que muitos consumidores experimentassem as compras no meio virtual durante este período. Dentre os fatores que mais influenciam os consumidores no ambiente virtual encontram-se principalmente os grupos de referência, seguido da liderança de opinião através das redes sociais e por meio do fator boca a boca realizado a partir da socialização de opiniões e indicações de uma pessoa à outra. E ainda, que o ambiente virtual exerce influência sobre os consumidores e que a população ainda está em fase de adaptação a esse ambiente de comércio.
The aim of this work is to study how the virtual environment exerts influence on consumers through e-commerce and how this type of commerce has grown in Brazil and in the world. To meet the objective it was necessary to study how consumption behavior occurs through e-commerce and the factors that influence the effectiveness of purchases in the virtual environment. To carry out this study, we used bibliographic research, searching different databases for relevant information on the subject. It was evident through the bibliographic review that e-commerce has increased its performance in Brazil and in the world, although most consumers still make their purchases in person, and that the pandemic caused by the Covid-19 in the year 2020 made this type of business expand causing many consumers to experience purchases in the virtual environment during this period. Among the factors that most influence consumers in the virtual environment are the reference groups, followed by the leadership of opinion through social networks and through the word-of-mouth factor carried out from the socialization of opinions and indications from one person to another. Also, that the virtual environment has influence on consumers and that the population is still adapting to this environment of trade.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30029
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