Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30021
Title: Qualidade de vida das mulheres bancárias nas agências de Piracicaba-SP
Other Titles: Quality of life of female bank employees at branches in Piracicaba-SP
Authors: FIRMINO, Ariane Mayara
DEL MONTE, Tauana
Advisor: FISCHER, Luciana
type of document: Artigo Científico
Keywords: Qualidade de vida no trabalho;Administração bancária;Mulheres
Issue Date: Nov-2020
Publisher: 175
Citation: FIRMINO, Ariane Mayara; DEL MONTE, Tauana. Qualidade de vida das mulheres bancárias nas agências de Piracicaba-SP. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2020.
Abstract: Os avanços tecnológicos, a reconfiguração dos postos de trabalho nas últimas décadas, percebidas mais fortemente a partir dos anos de 1990, assim como as relações interpessoais no mundo do trabalho são fatores que permeiam a Qualidade de Vida das profissionais inseridas no ambiente corporativo neste caso com ênfase no setor bancário. Num cenário cada vez mais desafiador quanto à obtenção de metas estabelecidas pelos bancos e de mudanças que ocorrem com frequência nos processos de gestão este estudo teve como objetivo identificar a qualidade de vida no setor bancário, pelo parâmetro das mulheres inseridas neste campo de trabalho, na cidade de Piracicaba-SP e região. Para a obtenção dos resultados foi realizada uma pesquisa quantitativa, através da aplicação de questionário em ambiente digital com a utilização da ferramenta Google Forms. A coleta de dados ocorreu no período de 09/11 a 20/11/2020 e compreendeu 86 respondentes. Dentre os principais resultados pode-se destacar que a busca pela melhora na qualidade de vida no trabalho tornou-se uma importante ferramenta para as organizações que visam a melhora de resultados, afinal a satisfação das colaboradoras está diretamente relacionada ao aumento de seu desempenho profissional.
Technological advances, the reconfiguration of jobs in the last decades, perceived more strongly since the 1990s, as well as interpersonal relationships in the world of work are factors that permeate the Quality of Life of professionals inserted in the corporate environment in this case with emphasis on the banking sector. In an increasingly challenging scenario regarding the achievement of goals set by banks and changes that occur frequently in management processes, this study aimed to identify the quality of life in the banking sector, by the parameter of women inserted in this field of work, in city of Piracicaba-SP and region. To obtain the results, a quantitative research was carried out, through the application of a questionnaire in a digital environment using the Google Forms tool. The data collection took place from 09/11 to 11/20/2020 and comprised 86 respondents. Among the main results, it can be highlighted that the search for improvement in the quality of life at work has become an important tool for organizations that aim to improve results, after all, the satisfaction of employees is directly related to the increase of their professional performance.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30021
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestaoempresarial_2020_2_arianemayarafirmino_qualidadedevidadasmulheresbancarias.pdf
  Restricted Access
810.81 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.