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Título: Impacto do marketing na rivalidade entre marcas.
Título(s) alternativo(s): Impact of marketing on rivalry between brands.
Autor(es): MELO, Alisson dos Santos
CRUZ, Isadora Santana da
ROCHA, Leticia Moncinhati Sabino da
GARCIA, Lucas Cavalcante
HOLANDA, Lucas Souza de
Orientador(es): CAJUELA, Alexandre Rodrigues
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Marketing;Marcas;Comportamento do consumidor
Data do documento: Dez-2024
Editor: 138
Referência Bibliográfica: MELO, Alisson dos Santos; CRUZ, Isadora Santana da; ROCHA, Leticia Moncinhati Sabino da; GARCIA, Lucas Cavalcante; HOLANDA, Lucas Souza de, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Marketing) - ETEC Professor Armando José Farinazzo, Fernandópolis, 2024.
Resumo: Este trabalho analisa como o marketing influencia a rivalidade entre marcas, examinando seus impactos no comportamento dos consumidores e no mercado. A pesquisa aborda conceitos como brand equity, estratégias de marketing provocativo e competitividade empresarial. Metodologicamente, utilizou-se pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionário online para coletar dados qualitativos e quantitativos de consumidores. Os resultados indicam que, embora muitos consumidores não reconheçam diretamente a influência da rivalidade entre marcas, campanhas criativas e provocativas podem motivar mudanças de preferência e atrair novos clientes. Casos clássicos, como a guerra entre Coca-Cola e Pepsi, ilustram a eficácia dessas estratégias. A pesquisa conclui que a rivalidade, quando bem explorada, pode ser um recurso estratégico valioso para empresas que buscam engajar consumidores e fortalecer suas marcas.
This work analyzes how marketing influences rivalry between brands, examining its impacts on consumer behavior and the market. The research addresses concepts such as brand equity, provocative marketing strategies and business competitiveness. Methodologically, bibliographical research and the application of an online questionnaire were used to collect qualitative and quantitative data from consumers. The results indicate that, although many consumers do not directly recognize the influence of rivalry between brands, creative and provocative campaigns can motivate changes in preferences and attract new customers. Classic cases, such as the war between Coca-Cola and Pepsi, illustrate the effectiveness of these strategies. The research concludes that rivalry, when well explored, can be a valuable strategic resource for companies seeking to engage consumers and strengthen their brands.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29944
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