Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29944
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCAJUELA, Alexandre Rodrigues-
dc.contributor.authorMELO, Alisson dos Santos-
dc.contributor.authorCRUZ, Isadora Santana da-
dc.contributor.authorROCHA, Leticia Moncinhati Sabino da-
dc.contributor.authorGARCIA, Lucas Cavalcante-
dc.contributor.authorHOLANDA, Lucas Souza de-
dc.date.accessioned2025-02-27T19:05:16Z-
dc.date.available2025-02-27T19:05:16Z-
dc.date.issued2024-12-
dc.identifier.citationMELO, Alisson dos Santos; CRUZ, Isadora Santana da; ROCHA, Leticia Moncinhati Sabino da; GARCIA, Lucas Cavalcante; HOLANDA, Lucas Souza de, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Marketing) - ETEC Professor Armando José Farinazzo, Fernandópolis, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29944-
dc.description.abstractEste trabalho analisa como o marketing influencia a rivalidade entre marcas, examinando seus impactos no comportamento dos consumidores e no mercado. A pesquisa aborda conceitos como brand equity, estratégias de marketing provocativo e competitividade empresarial. Metodologicamente, utilizou-se pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionário online para coletar dados qualitativos e quantitativos de consumidores. Os resultados indicam que, embora muitos consumidores não reconheçam diretamente a influência da rivalidade entre marcas, campanhas criativas e provocativas podem motivar mudanças de preferência e atrair novos clientes. Casos clássicos, como a guerra entre Coca-Cola e Pepsi, ilustram a eficácia dessas estratégias. A pesquisa conclui que a rivalidade, quando bem explorada, pode ser um recurso estratégico valioso para empresas que buscam engajar consumidores e fortalecer suas marcas.pt_BR
dc.description.abstractThis work analyzes how marketing influences rivalry between brands, examining its impacts on consumer behavior and the market. The research addresses concepts such as brand equity, provocative marketing strategies and business competitiveness. Methodologically, bibliographical research and the application of an online questionnaire were used to collect qualitative and quantitative data from consumers. The results indicate that, although many consumers do not directly recognize the influence of rivalry between brands, creative and provocative campaigns can motivate changes in preferences and attract new customers. Classic cases, such as the war between Coca-Cola and Pepsi, illustrate the effectiveness of these strategies. The research concludes that rivalry, when well explored, can be a valuable strategic resource for companies seeking to engage consumers and strengthen their brands.-
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Marketingpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher138pt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMarcaspt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleImpacto do marketing na rivalidade entre marcas.pt_BR
dc.title.alternativeImpact of marketing on rivalry between brands.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.typeOutros...pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Impacto do marketing na rivalidade entre marcas.pdf485.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.