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Título: Análise comparativa do marketing esportivo no futebol: estudo dos modelos brasileiros e estadunidense.
Título(s) alternativo(s): Comparative analysis of sports marketing in football: study of Brazilian and American models.
Autor(es): REIS, Daniela Oliveira dos
COIMBRA, Enya de Oliveira
BARBOSA, Lara Ellen Batista
DIAS, Lívia Lorena de Souza
Orientador(es): CAJUELA, Alexandre Rodrigues
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Marketing esportivo;Futebol;Clubes;Análise combinatória
Data do documento: Dez-2024
Editor: 138
Referência Bibliográfica: REIS, Daniela Oliveira dos; COIMBRA, Enya de Oliveira; BARBOSA, Lara Ellen Batista; DIAS, Lívia Lorena de Souza, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Marketing) - ETEC Professor Armando José Farinazzo, Fernandópolis, 2024.
Resumo: Este projeto de conclusão de curso busca investigar a relevância do marketing esportivo para os clubes de futebol, concentrando-se nas diversas estruturas esportivas do Brasil e dos Estados Unidos. Os brasileiros são conhecidos pela sua paixão pelo futebol e por uma indústria estável ao redor do esporte, enquanto os americanos se destacam pela diversidade de modalidades esportivas. O marketing esportivo é um conjunto de estratégias para satisfazer as necessidades e desejos dos amadores pelo esporte. Esta pesquisa examina as estratégias de marketing no futebol desses dois países, levando em conta os efeitos culturais, financeiro e estruturais que influenciam tais práticas. Além disso, investiga táticas de engajamento das torcidas, o uso de plataformas digitais e como essas ações contribuem para aumentar a visibilidade global e a valorização das marcas dos clubes. Foram analisadas as táticas de envolvimento da torcida, a utilização de plataformas online e o impacto dessas medidas na visibilidade mundial e na valorização das marcas dos clubes.
This course completion project seeks to investigate the relevance of sports marketing for football clubs, focusing on the various sports structures in Brazil and the United States. Brazilians are known for their passion for football and a stable industry around the sport, while Americans stand out for their diversity of sports. Sports marketing is a set of strategies to satisfy the needs and desires of sports enthusiasts. This research examines football marketing strategies in these two countries, taking into account the cultural, financial and structural effects that influence such practices. Furthermore, it investigates fan engagement tactics, the use of digital platforms and how these actions contribute to increasing the global visibility and appreciation of the clubs' brands. Fan involvement tactics, the use of online platforms and the impact of these measures on global visibility and the appreciation of the clubs' brands were analyzed.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29942
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