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Title: Inteligência emocional nas organizações: uma revisão de literatura
Other Titles: Emotional intelligence in organizations: a literature review
Authors: LIMA, Letícia Fiuza Garcia de
ASSAFRÃO, Verônica Cristina de Lima
KUMANAYA, Daniele Regina Garcia
PARO, Janaina Abussanra
BONINI, Luci Mendes de Melo
type of document: Artigo científico
Keywords: Inteligência emocional;Organização;Administração de conflitos
Issue Date: 3-Apr-2023
Citation: LIMA, Letícia Fiuza Garcia de; ASSAFRÃO, Verônica Cristina de Lima; KUMANAYA, Daniele Regina Garcia; PARO, Janaina Abussanra; BONINI, Luci Mendes de Melo. Inteligência emocional nas organizações: uma revisão de literatura. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.10, n.2, p.89-98, outubro 2022/março 2023. Disponível em: https://www.fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/321/258. DOI: 10.47283/244670492022100289
Series/Report no.: R.Tec.FatecAM Americana, v.10, n.2, p.89-98, outubro 2022/março 2023;;
Abstract: Estuda-se a Inteligência Emocional nas organizações. São objetivos deste trabalho: estudar o conceito de inteligência emocional e identificar e descrever estudos que abordam esse tema, seja em revisões, seja em estudos de caso. Trata-se de pesquisa exploratória, de revisão de literatura narrativa. Foi utilizada a base de dados Google Acadêmico e recorte temporal usado para a busca dos artigos foi de 2014 a 2020. Foram utilizados 23 trabalhos completos disponíveis de acesso aberto. Esses trabalhos foram lidos na íntegra, que, depois de lidos e destacados os objetivos e os resultados obtidos, fez-se um resumo dos principais pontos discutidos pelos autores. Os resultados demonstraram que os estudos aqui descritos vão desde estudos de caso com colaboradores e gestores a outros que descrevem o papel da Inteligência Emocional na produtividade da equipe e, também, na resolução de conflitos. Concluiu-se que ao controle de emoções afeta diretamente as relações e negócios de uma empresa, tornando-a uma habilidade atualmente muito requisitada, sendo, por muitas vezes, mais importante que as habilidades técnicas.
Emotional Intelligence in organizations is studied here. The objectives of this work are to study the concept of emotional intelligence and to identify and describe studies that address this topic, either in reviews or in case studies. This is exploratory research, a narrative literature review. The Google Scholar database was used, and the time frame used to search for articles was from 2014 to 2020. 23 complete works available with open access were used. These works were read in full, which, after reading and highlighting the objectives and results obtained, a summary of the main points discussed by the authors was made. The results showed that the studies described here range from case studies with employees and managers to others that describe the role of Emotional Intelligence in team productivity and in conflict resolution. It was concluded that controlling emotions directly affects a company's relationships and business, making it a skill that is currently in high demand, and is often more important than technical skills.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29930
ISSN: 2446-7049
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