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Título: Uma resposta bibliométrica da relação entre a responsabilidade social corporativa e a Covid-19
Título(s) alternativo(s): A bibliometric response to the relationship between corporate social responsibility and Covid-19
Autor(es): NASCIMENTO, Ana Caroline
PRADO, Nágela Bianca do
BORTOLETTO, Wagner Wilson
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Responsabilidade social corporativa;Covid-19;Bibliometria
Data do documento: 4-Fev-2022
Referência Bibliográfica: NASCIMENTO, Ana Caroline; PRADO, Nágela Bianca do; BORTOLETTO, Wagner Wilson. Uma resposta bibliométrica da relação entre a responsabilidade social corporativa e a Covid-19. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.9, n.2, p.1-24, julho/dezembro 2021. Disponível em: https://www.fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/302/232. DOI: 10.47283/244670492021090202
Série/Relatório no.: R.Tec.FatecAM Americana, v.9, n.2, p.1-24, julho/dezembro 2021;;
Resumo: Este estudo teve como objetivo realizar uma primeira verificação sobre a evolução dos temas em Responsabilidade Social Corporativa (RSC) durante a pandemia da Covid-19 e algumas de suas primeiras características. Para tanto examinou-se as principais revistas, palavras-chave, a produção científica por país e os tópicos de tendência sobre o assunto. Por meio de uma metodologia do tipo mista e da aplicação do procedimento da revisão bibliométrica, analisou-se uma amostra composta por 162 artigos indexados nas bases de dados Web of Science e Scopus. Complementarmente, realizou-se uma análise conteudista dos dez principais documentos citados. Como resultado, identificou-se quantitativamente que existe uma mobilização mundial no que tange às pesquisas acerca da relação entre RSC e Covid-19, principalmente voltada para as áreas da saúde, da administração, da responsabilidade social, da tecnologia da informação e da gestão da qualidade. A análise qualitativa, em contrapartida, sugere que o contexto pandêmico tem criado oportunidades para as empresas repensarem suas condutas de RSC. De maneira geral, os achados sugerem que a RSC será o principal mecanismo para as empresas redesenharem suas estratégias no pós-pandemia, de forma a garantir a saúde física e psicológica do colaborador; reconsiderar os espaços de trabalho; ser um mecanismo para o enfrentamento dos problemas socioambientais globais; fortalecer o vínculo com stakeholders em geral; facilitar as negociações em países emergentes, dentre outras questões integradas no grande guarda chuva da sustentabilidade.
This study aimed to carry out a first check on the evolution of Corporate Social Responsibility (CSR) themes during the Covid-19 pandemic and some of its first characteristics. For this purpose, the main journals, keywords, scientific production by country and trend topics on the subject were examined. Through a mixed methodology and the application of the bibliometric review procedure, a sample composed of 162 articles indexed in the Web of Science and Scopus databases was analyzed. In addition, a content analysis of the ten main cited documents was carried out. As a result, it was quantitatively identified that there is a worldwide mobilization regarding research on the relationship between CSR and Covid-19, mainly focused on the areas of health, administration, social responsibility, information technology and management of quality. Qualitative analysis, on the other hand, suggests that the pandemic context has created opportunities for companies to rethink their CSR behavior. In general, the findings suggest that CSR will be the main mechanism for companies to redesign their post-pandemic strategies, in order to guarantee the physical and psychological health of the employee; reconsider workspaces; to be a mechanism for facing global socio-environmental problems; strengthen the link with stakeholders in general; facilitate negotiations in emerging countries, among other issues included in the great umbrella of sustainability.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29911
ISSN: 2446-7049
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