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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29910
Title: | Planejamento e desenvolvimento de um serious games para educação básica |
Other Titles: | Planning and development of a serious game for basic education |
Authors: | FERREIRA, Fabrício Pinto SILVA JÚNIOR, José João Bernardino da ANDRADE, Kleber de Oliveira |
type of document: | Artigo científico |
Keywords: | Jogos educativos;Educação |
Issue Date: | 4-Feb-2022 |
Citation: | FERREIRA, Fabrício Pinto; SILVA JÚNIOR, José João Bernardino da; ANDRADE, Kleber de Oliveira. Planejamento e desenvolvimento de um serious game para educação básica. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.9, n.2, p.59-80, julho/dezembro 2021. Disponível em: https://www.fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/289/237. DOI: 10.47283/244670492021090259 |
Series/Report no.: | R.Tec.FatecAM Americana, v.9, n.2, p.59-80, julho/dezembro 2021;; |
Abstract: | A utilização de tecnologias, como ferramenta acessória no processo ensino-aprendizagem, está cada vez mais presente e diversificada no ambiente das escolas. Se por um lado, tais tecnologias auxiliam o professor nos processos de elaboração e condução das aulas mediante o uso de equipamentos de multimeios e a apresentação de conteúdos disponíveis em mídias digitais, por outro lado, tem-se que tais recursos tecnológicos podem representar um desafio estimulador para as crianças nessa fase de construção e desenvolvimento do conhecimento dentro do ambiente escolar. As brincadeiras e jogos estão presentes no mundo infantil como forma natural de prazer e aprendizado. Não obstante, as crianças precisam dos jogos como meio de equilíbrio entre ela e o mundo, além do mais os jogos trazem a ludicidade que é primordial ao seu desenvolvimento. As crianças são fortemente atraídas por brincadeiras e jogos, em específico aqueles disponíveis em meios eletrônicos e digitais, fato este que torna tais recursos uma possível ferramenta potencializadora dos resultados relacionados ao processo ensino aprendizagem. Assim, o presente artigo visa descrever o desenvolvimento de um jogo digital que possa servir de ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem, trazendo em si elementos que estejam de acordo com os normativos educacionais, tais como a Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, bem como servir de módulo de integração com os sistemas de controle acadêmico existentes. The use of technologies as an accessory tool in the teaching-learning process is increasingly present and diversified in the school environment. If on the one hand, such technologies help the teacher in the processes of elaboration and conduction of the classes by the use of multimedia equipment and the presentation of contents available on digital media, on the other hand, such technological resources may represent a stimulating challenge for children in this phase of construction and development of knowledge within the school environment. Games and games are present in the world of children as a natural form of pleasure and learning. However, children need games as a means of balance between them and the world, and games bring playfulness that is paramount to their development. Children are strongly attracted by games and games, specifically those available in electronic and digital media, a fact that makes such resources a possible tool to boost the results related to the teaching-learning process. Thus, the present project aims at the development of a digital game that can serve as a facilitating tool in the teaching-learning process, bringing in itself elements that are by educational standards, such as the National Common Curriculum Base and the National Curriculum Framework for Early Childhood Education, as well as serving as a module of integration with existing academic control systems. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29910 |
ISSN: | 2446-7049 |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos do CPS |
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