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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29822
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | MALUF FILHO, William Manjud | - |
dc.contributor.author | MENDONÇA, Cristiano Luís de | - |
dc.contributor.author | SANTIAGO, Diogo Peixinho | - |
dc.contributor.author | SILVA, Poliana Batista Alves da | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Raquel Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-25T16:35:29Z | - |
dc.date.available | 2025-02-25T16:35:29Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Cristiano Luís de; SANTIAGO, Diogo Peixinho; SILVA, Poliana Batista Alves da; OLIVEIRA, Raquel Lima de. Visibilidade ampliada: repensando o design das sinaleiras de motocicletas para melhor visibilidade em situações adversas, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Diadema "Luigi Papaiz", Diadema, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29822 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho visa propor uma melhoria no design das sinaleiras de motocicletas, com o objetivo de aumentar a visibilidade lateral e, consequentemente, a segurança dos motociclistas em situações adversas, tais como condições de baixa luminosidade e chuva. Atualmente, as sinaleiras de motocicletas tendem a focar principalmente na visibilidade traseira e dianteira, negligenciando a importância da visibilidade lateral, especialmente durante períodos de baixa visibilidade. Para abordar essa lacuna, propomos alterações no design das sinaleiras, incluindo o uso de lâmpadas de LED e ajustes ergonômicos, a fim de ampliar a visibilidade lateral da motocicleta. Acreditamos que essas melhorias podem contribuir significativamente para reduzir o risco de acidentes e aumentar a segurança dos motociclistas, proporcionando uma maior consciência situacional aos condutores e outros usuários da via. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to propose an improvement in the design of motorcycle turn signals, with the objective of increasing lateral visibility and, consequently, the safety of motorcyclists in adverse situations, such as low light conditions and rain. Currently, motorcycle turn signals tend to focus mainly on rear and front visibility, neglecting the importance of lateral visibility, especially during periods of low visibility. To address this gap, we propose changes in the design of turn signals, including the use of LED lamps and ergonomic adjustments, in order to expand the lateral visibility of the motorcycle. We believe that these improvements can significantly contribute to reducing the risk of accidents and increasing the safety of motorcyclists, providing greater situational awareness to drivers and other road users. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 217 | pt_BR |
dc.subject | Segurança | pt_BR |
dc.subject.other | Produção Industrial | pt_BR |
dc.title | Visibilidade ampliada: repensando o design das sinaleiras de motocicletas para melhor visibilidade em situações adversas, | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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