Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29683
Título: O acolhimento da enfermagem às crianças vítimas de violência sexual no pronto socorro infantil
Autor(es): SILVA, Denise Dias Barbosa da
BALDUÍNO, Jessika
Orientador(es): OLIVEIRA, Lourival Benedito
GARCIA, Maria Emília de Domenico
Outro(s) contribuidor(es): OLIVEIRA, Lourival Benedito
GARCIA, Maria Emília de Domenico
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Enfermagem;Violência sexual
Data do documento: 20-Dez-2024
Editor: 201
Referência Bibliográfica: SILVA, Denise Dias Barbosa da; BALDUÍNO, Jessika. O acolhimento da enfermagem às crianças vítimas de violência sexual no pronto socorro infantil. Orientadores: Lourival Benedito Oliveira, Maria Emília de Domenico Garcia. Artigo Científico, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (Ensino Técnico em Enfermagem) – ETECAMP: ETEC de Campo Limpo Paulista, Campo Limpo Paulista, 2024.
Resumo: A violência sexual infantil é uma tragédia silenciosa que deixa cicatrizes profundas nos corpos e nas mentes das vítimas. Este trabalho visa compreender como os profissionais de saúde pode lidar com essa difícil situação no setor de urgência e emergência. A ênfase é colocada na compreensão dos desafios de aceitar, identificar e intervir no abuso infantil, considerando as necessidades de cuidados para além da tecnologia e proporcionando humanização, compreensão, compaixão e empatia. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, reunindo relatos de médicos, enfermeiros e assistentes sociais, que compartilham suas experiências cotidianas, angústias e as limitações que enfrentam. Os resultados mostram que, apesar da boa vontade, muitos profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com essas situações tão sensíveis, apontando para a urgência de uma capacitação contínua e protocolos que garantam não apenas a resposta clínica, mas também o apoio emocional às crianças e suas famílias. Este estudo destaca que, para oferecer um cuidado verdadeiramente humanizado, é fundamental fortalecer o diálogo entre saúde, assistência social e justiça, garantindo que a criança seja vista e protegida em todas as dimensões de sua dor.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29683
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnicoemenfermagem_2024_2_acolhimentodeenfermagemascrainças.pdf
  Restricted Access
115.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.