Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29682
Título: Papel da enfermagem no autocuidado do paciente com diabetes mellitus 2
Autor(es): VALDOMIRO, Elenice Barbosa dos Santos
PICOLO, Kelly Boaventura
NUNES, Rosa Sabrina Costa Pereira
Orientador(es): OLIVEIRA, Lourival Benedito
GARCIA, Maria Emília de Domenico
Outro(s) contribuidor(es): OLIVEIRA, Lourival Benedito
GARCIA, Maria Emília de Domenico
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Enfermagem;Diabetes mellitus
Data do documento: 20-Dez-2024
Editor: 201
Referência Bibliográfica: VALDOMIRO, Elenice Barbosa dos Santos; PICOLO, Kelly Boaventura; NUNES, Rosa Sabrina Costa Pereira. Papel da enfermagem no autocuidado do paciente com diabetes mellitus 2. Orientadores: Lourival Benedito Oliveira, Maria Emília de Domenico Garcia. Artigo Científico, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (Ensino Técnico em Enfermagem) – ETECAMP: ETEC de Campo Limpo Paulista, Campo Limpo Paulista, 2024.
Resumo: Conforme BEZERRA (2023), em 2045 poderá ser portador do diabetes mellitus tipo 2 um total de 783,2 milhões de pessoas no mundo, por várias razões, podendo ser elas inatividade física, idade, alimentação entre outros fatore, por esta razão Frizon (2018), salienta a necessidade da equipe de enfermagem potencializar a promoção em saúde com orientação do autocuidado da pessoa com diabetes mellitus tipo 2. A falta do autocuidado bem como a dificuldade da adesão ao tratamento está entre outros fatores relacionados a escassez de orientação eficaz, assim como questões socioeconômicos, sexo e escolaridade das pessoas portadoras da doença, indicando, portanto, a importância da equipe de enfermagem não apenas na orientação verbal mas do autocuidado na prática e o acompanhamento do tratamento da pessoa diagnosticada com diabetes mellitus (FRIZON, 2018). A equipe de enfermagem desempenha um papel vital na educação e orientação dos pacientes. É essencial que forneçam informações detalhadas sobre o diabetes, promovam um estilo de vida saudável, e ajudem os pacientes a gerenciar sua medicação e dieta. A adesão ao tratamento muitas vezes é desafiadora devido a fatores como falta de compreensão, medo de efeitos colaterais e dificuldades econômicas. A abordagem deve ser personalizada e considerar aspectos sociais e econômicos dos pacientes. A capacitação dos pacientes para o autocuidado, junto com o suporte psicológico e a inclusão da família no processo, são fundamentais para melhorar a qualidade de vida e a adesão ao tratamento. A equipe de enfermagem deve adaptar sua abordagem às necessidades individuais de cada paciente, garantindo que as orientações sejam claras e aplicáveis à sua realidade individual de cada paciente.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29682
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnicodeenfermagem_2024_2_elenicebarbosa_papeldaenfermagemnoautocuidado.pdf188 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.