Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29675
Título: Procedimento operacional padrão: um pilar para consistência e a eficiência nas práticas do laboratório de enfermagem.
Autor(es): SOUSA, Emily Benevides de
LIMA, Marcia Regina da Silva Alves
SILVA, Vanessa Cristina Soares da
Orientador(es): SANTOS, Lourival Benedito
GARCIA, Maria Emília de Domenico
Outro(s) contribuidor(es): SANTOS, Lourival Benedito
GARCIA, Maria Emília de Domenico
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Enfermagem;Meio ambiente
Data do documento: 20-Dez-2024
Editor: 201
Referência Bibliográfica: SOUSA, Emily Benevides de; LIMA, Marcia Regina da Silva Alves; SILVA, Vanessa Cristina Soares da. Procedimento operacional padrão: um pilar para consistência e a eficiência nas práticas do laboratório de enfermagem. Orientadores: Lourival Benedito Oliveira, Maria Emília de Domenico Garcia. Artigo Científico, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (Ensino Técnico em Enfermagem) – ETECAMP: ETEC de Campo Limpo Paulista, Campo Limpo Paulista, 2024.
Resumo: Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar um Procedimento Operacional Padrão (POP) para o descarte de resíduos hospitalares em uma instituição de ensino técnico em enfermagem. A pesquisa, de natureza quantitativa e qualitativa, envolveu a revisão da literatura, a aplicação de questionários e a análise dos dados coletados. Os resultados demonstraram a importância da implementação de um POP para garantir a segurança dos profissionais, proteger o meio ambiente e cumprir as normas legais. A criação de um POP claro e conciso, aliado à capacitação dos profissionais, mostrou-se fundamental para a eficácia do processo de descarte. A pesquisa concluiu que a Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar um Procedimento Operacional Padrão (POP) para o descarte de resíduos hospitalares em uma instituição de ensino técnico em enfermagem. A pesquisa, de natureza quantitativa e qualitativa, envolveu a revisão da literatura, a aplicação de questionários e a análise dos dados coletados. Os resultados demonstraram a importância da implementação de um POP para garantir a segurança dos profissionais, proteger o meio ambiente e cumprir as normas legais. A criação de um POP claro e conciso, aliado à capacitação dos profissionais, mostrou-se fundamental para a eficácia do processo de descarte. A pesquisa concluiu que a implementação de um POP é uma prática essencial para a gestão adequada de resíduos hospitalares, contribuindo para a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29675
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnicoemenfermagem_2024_2_emilybenevides_procedimentooperacionalpadraoumpilar.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.