Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29585
Title: Estratégias de endomarketing na retenção de colaboradores: um olhar para a certificação Great Place To Work (GPTW) 2024
Other Titles: Endomarketing strategies for employee retention: a look at the Great Place To Work (GPTW) 2024 certification
Authors: SILVA, Fabiane Thais Gomes da
RAYA, Rebeca Rodrigues
Advisor: FISCHER, Luciana
type of document: Artigo Científico
Keywords: Endomarketing;Administração de recursos humanos;Gestão da qualidade
Issue Date: Nov-2024
Publisher: 175
Citation: SILVA, Fabiane Thais Gomes da; RAYA, Rebeca Rodrigues. Estratégias de endomarketing na retenção de colaboradores: um olhar para a certificação Great Place To Work (GPTW) 2024. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2024.
Abstract: Com este trabalho se buscou ampliar a compreensão sobre como a implementação do endomarketing nas empresas pode influenciar diretamente na retenção dos colaboradores. Com isso, o objetivo foi apresentar a necessidade de aplicar ações de endomarketing e suas estratégias, como por exemplo feedback dos gestores para os colaboradores, ações que promovem a satisfação dos colaboradores e benefícios atrativos e que tragam maior motivação, satisfação e engajamento a fim de ressaltar os possíveis resultados positivos que as organizações podem obter junto a um conjunto de medidas provenientes também de políticas adequadas de Gestão de Pessoas, respeitando sempre a cultura organizacional de cada empresa. O estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica e fontes secundárias como revistas e sites especializados sobre o tema. A escolha do tema se deu em detrimento de possíveis alinhamentos de estratégias de RH que afetam os colaboradores e as ações de marketing, resultando então no tema endomarketing. Já a retenção de colaboradores foi pensada e adicionada como consequência e uma forma de objeto para estudo. Foi realizado uma análise da Certificação Great Place to Work (GPTW) 2024, onde é responsável por realizar o ranking de melhores empresas para se trabalhar no Mundo, diante disso, ao analisar também os dados gerados do GPTW, confirmar que as ações do endomarketing influenciam na satisfação dos colaboradores dentro da empresa e, consequentemente, gerar maior engajamento para a empresa.
This study aimed to expand understanding of how implementing internal marketing (endomarketing) in companies can directly influence employee retention. The goal was to highlight the necessity of applying internal marketing actions and strategies, such as manager feedback to employees, initiatives that promote employee satisfaction, and attractive benefits that boost motivation, satisfaction, and engagement. This would ultimately underscore the potential positive results organizations can achieve with a combination of appropriate HR policies that align with each company’s culture. The research was conducted through a bibliographic review and secondary sources, including specialized magazines and websites. The choice of this topic arose from the potential alignment of HR strategies that impact employees and marketing actions, thus leading to the theme of internal marketing. Employee retention was considered a consequence and became an object of study. The study included an analysis of the 2024 Great Place to Work (GPTW) Certification, which ranks the best companies to work for globally. Analysis of GPTW data confirmed that internal marketing strategies positively impact employee satisfaction within a company, which in turn generates greater engagement.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29585
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.