Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29578
Title: Empresas familiares, desafios e oportunidades: estudo de caso de uma empresa de pequeno porte de Piracicaba, SP
Other Titles: Family businesses, challenges and opportunities: a case study of a small company in Piracicaba, SP
Authors: SANTOS, Emilie Natalia Fernandes dos
SILVEIRA, Karen Camile Bueno da
Advisor: VIEIRA, Luciana Moreira Martins
type of document: Artigo Científico
Keywords: Empresas familiares;Administração de conflitos;Sucesso profissional
Issue Date: Nov-2024
Publisher: 175
Citation: SANTOS, Emilie Natalia Fernandes dos; SILVEIRA, Karen Camile Bueno da. Empresas familiares, desafios e oportunidades: estudo de caso de uma empresa de pequeno porte de Piracicaba, SP. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2024.
Abstract: Este estudo busca compreender o papel das empresas familiares na economia brasileira. Além de explorar os fatores que impulsionam o crescimento dessas empresas, o presente trabalho examina os desafios recorrentes, como a sucessão geracional, conflitos familiares e a ausência de gestão profissional, que podem afetar sua eficácia. Ao longo do artigo, são discutidas definições de empresas familiares, ressaltando a importância da família na gestão e propriedade, suas principais características, tipos e portes, além de oportunidades e desafios específicos ao contexto brasileiro. Também são apresentados conceitos de uma boa gestão e exemplos de empresas familiares de sucesso, como Magazine Luiza e Tramontina, que mostram como a profissionalização e o foco na inovação podem garantir continuidade e crescimento sustentável. Para enriquecer a análise, foram utilizados dados de uma pequena empresa local, coletados por meio de uma metodologia que combina pesquisa bibliográfica e de campo, incluindo um formulário online e entrevista presencial, proporcionando uma visão mais ampla do tema
This study seeks to understand the role of family businesses in the Brazilian economy. In addition to exploring the factors that drive the growth of these companies, this work examines recurring challenges such as generational succession, family conflicts, and the lack of professional management, which can affect their effectiveness. Throughout the article, definitions of family businesses are discussed, highlighting the importance of the family in management and ownership, their main characteristics, types, and sizes, as well as specific opportunities and challenges in the Brazilian context. Concepts of good management are also presented, along with examples of successful family businesses, such as Magazine Luiza and Tramontina, which illustrate how professionalization and a focus on innovation can ensure continuity and sustainable growth. To enrich the analysis, data from a small local company were used, collected through a methodology that combines bibliographic and field research, including a questionnaire via Google Forms and in-person interviews, providing a broader view of the topic
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29578
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestao_empresarial_2024_2_emilie_santos_empresas_familiares_desafios_e_oportunidades.pdf
  Restricted Access
772.13 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
termo_autorizacao_gestao_empresarial_2024_2_emilie_santos.pdf
  Restricted Access
432.78 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.