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Title: A importância do endomarketing no ambiente corporativo.
Other Titles: The importance of endomarketing in the corporate environment
Authors: ALVES, Marta Cristina da Anunciação
Advisor: SILVA, Eliana Josefa da
Other contributor: SILVA, Eliana Josefa da
PAUL, Norberto Luiz de França
LIMA, Sonia Oliveira de
type of document: Artigo Científico
Keywords: Endomarketing;Comunicação
Issue Date: 20-Jun-2024
Publisher: 129
Citation: ALVES, Marta Cristina da Anunciação. A importância do endomarketing no ambiente corporativo, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Praia Grande, Praia Grande, 2024.
Abstract: Em momentos de crise, o endomarketing auxilia a estabelecer uma comunicação interna transparente e focada no fator humano. Portanto, validando a ação de que os colaboradores permaneçam produtivos e mantenham o desempenho no trabalho, tendo mais engajamento e motivação. Atualmente, as empresas buscam uma relação de troca mútua satisfatória. Neste pensamento, as ferramentas de marketing, especialmente a comunicação, buscam aproximar as pessoas dessa reciprocidade, a qual é utilizada para desenvolver novas ideias e colaborar com o alinhamento dos funcionários em relação as metas, causas e discursos das empresas, sendo crucial para o crescimento e sucesso da mesma. O presente estudo propõe o entendimento da importância do endomarketing no ambiente corporativo, demonstrando como se deu o início do marketing, avaliando as vertentes e sua aplicação neste ambiente, sendo este, o objetivo principal. Tal ação busca melhorar seus resultados tendo o foco nos colaboradores. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisas, análises de bases de dados disponíveis para consulta pública em sites de estatísticas e informações sobre o assunto.
In times of crisis, internal marketing helps to establish transparent internal communication focused on the human factor. Therefore, validating the action that employees remain productive and maintain performance at work, having more engagement and motivation. Lately, companies seek a satisfactory mutual exchange relationship. In this way of thinking, marketing tools, especially communication, seek to bring people closer to this reciprocity. Which is used to develop new ideas and collaborate with the alignment of employees in relation to the companies' goals, causes and speeches, which is crucial for the company's growth and success. The present study proposes an understanding of the importance of internal marketing in the corporate environment, demonstrating how marketing began, evaluating aspects such as internal marketing and its application in this environment, being the main objective. This action seeks to improve results by focusing on employees. The methodology used was based on research, analysis of databases available for public consultation on statistics websites and information on the subject.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29554
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