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Título: O uso de jogos rpg para o auxílio de aplicações em conteúdos administrativos para alunos do ensino médio
Autor(es): SANTOS, André Noboro Yamamoto dos
SANTOS, Gabriel Luan Martins dos
SILVA, Maria Eduarda da Mota
BARBOSA, Maria Eduarda Mendes da Glória
OLIVEIRA, Melissa Garcia de
SILVA, Vitor Alves da
Orientador(es): SILVA, Gisele Leite da
Outro(s) contribuidor(es): GOMES, Fernanda Pereira
PEREIRA, Dharana Fabiana
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Jogos educativos;Administração
Data do documento: 7-Dez-2024
Editor: 222
Referência Bibliográfica: SANTOS, André Noboro Yamamoto dos; SANTOS, Gabriel Luan Martins dos; SILVA, Maria Eduarda da Mota; BARBOSA, Maria Eduarda Mendes da Glória; OLIVEIRA, Melissa Garcia de; SILVA, Vitor Alves da. O uso de jogos rpg para o auxílio de aplicações em conteúdos administrativos para alunos do ensino médio, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico Administração) – Etec de Cotia, Cotia, 2024.
Resumo: O estudo a seguir se inicia após o grupo, ao decorrer do Ensino Médio com habilitação em Técnico em Administração, notar que seus colegas de classe apresentavam diversas dificuldades na aprendizagem de conceitos básicos administrativos, tendo em vista tal déficit, a equipe teve a ideia de criar um jogo educativo que visasse o ensino de questões básicas administrativas, como: aplicação de soft skills e logística. Após pesquisas experimentais e de amostragem, o jogo se mostrou funcional, validando a hipótese de que jogos de role-playing game usados como metodologia ativa possuem a capacidade de otimizar o aprendizado dos alunos e auxiliar o docente na aplicação do conteúdo. O grupo entende que, mesmo que este estudo não resolva completamente o problema, ele poderá ser utilizado como início de futuras pesquisas que possibilitarão uma melhora no aprendizado e na aplicação de novos conteúdos.
The following study was initiated after the group, throughout their High School education with a focus on Technical Administration, noticed that their classmates faced various difficulties in learning basic administrative concepts. In light of this deficit, the team came up with the idea of creating an educational game aimed at teaching fundamental administrative topics, such as the application of soft skills and logistics. After conducting experimental and sampling research, the game proved to be functional, validating the hypothesis that role-playing games used as an active learning methodology have the potential to optimize students’ learning and assist teachers in delivering the content. The group understands that, although this study does not completely solve the problem, it may serve as a starting point for future research that could enhance learning outcomes and facilitate the application of new content.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29543
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