Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29527
Título: Diferentes dosagens de adubo de plantio com liberação controlada na produção de mudas de café
Autor(es): GONÇALVES, Gabriel
MARQUES, Grazieli Tavares
SILVA, Ivan Domingos da Silva
MAZETTI, Leandro
Orientador(es): LEME, José Augusto de Carvalho
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Cafeicultura;Adubação
Data do documento: 2-Jul-2024
Editor: 093
Referência Bibliográfica: GONÇALVES, Gabriel; MARQUES, Grazieli Tavares; SILVA, Ivan Domingos da; MAZETTI, Leandro. Diferentes dosagens de adubo de plantio com liberação controlada na produção de mudas de café. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Cafeicultura) – ETEC Dep. Paulo Ornellas Carvalho de Barros, Centro Paula Souza, Garça, 2024.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo, avaliar as diferentes dosagens de adubo de liberação controlada na produção de mudas de café. O trabalho foi realizado no Viveiro da Escola Agrícola de Garça- (ETEC- Deputado Paulo Ornellas Carvalho de Barros), na cidade de Garça-SP. Foi realizado a batida de 20 litros de substrato composto por 15% de vermiculita, 55% de palha, 30% de fibra de coco, com variação de dosagem de adubo de liberação lenta com a utilização de Basacote® Plus 6M em diferentes proporções. Foi realizado 4 tratamentos, com 196 mudas em cada tratamento; O primeiro experimento foi utilizado 0,6 gramas de basacote por tubete; O segundo experimento foi utilizado 0,8 gramas de basacote por tubete; O terceiro experimento foi utilizado 1,0 gramas de basacote por tubete; O quarto experimento foi utilizado 1,5 gramas de basacote por tubete; Onde foi avaliado a altura das mudas, diâmetro de caule, quantidade de pares de folhas e comparação de massa de matéria verde e seca (folhas e raízes). Com os resultados obtidos, observou-se que o experimento que utilizou 0,6g de adubo de liberação controlada apresentou resultados superior quanto aos outros três experimentos em relação ao seu desenvolvimento radicular, sendo o que permitiu o maior crescimento radicular e massa seca e maior espessura de caule. E em relação a área foliar, altura e massa de matéria seca foliar, foi o experimento que utilizou 1,5g de adubo de liberação controlada, sendo o que sobressaiu, tanto em coloração e aspectos visuais, em comparação com os demais experimentos, assim também fazendo que tivesse o maior crescimento da parte aérea, em relação a matéria seca foliar o experimento, foi o que obteve o maior resultado.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29527
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnico_em_cafeicultura_2024_1_gabriel_gonçalves_diferentes_dosagens_de_adubo_de_plantio_com_liberacao.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.