Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29478
Title: | O impacto do marketing digital nos pequenos empreendimentos de Cotia e região: estudo de caso Bia Chocolates |
Authors: | ARAÚJO, Anna Carolina Coelho de SILVA, Francielly Ribeiro ANDRADE, Giovanna Lima de FERREIRA, Layla Gabrielly de Brito NASCIMENTO, Maria Eduarda Lima do SILVA, Marina Mel Ribeiro COSTA, Samira Noemí Pedroso |
Advisor: | SILVA, Gisele Leite da |
Other contributor: | PEREIRA, Maria Vitória Maciel de Camargo SILVA, Renan Ruivo |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Marketing (ferramentas);Marketing on-line |
Issue Date: | 7-Dec-2024 |
Publisher: | 222 |
Citation: | ARAÚJO, Anna Carolina Coelho de; SILVA, Francielly Ribeiro; ANDRADE, Giovanna Lima de; FERREIRA, Layla Gabrielly de Brito; NASCIMENTO, Maria Eduarda Lima do; SILVA, Marina Mel Ribeiro; COSTA, Samira Noemí Pedroso. O impacto do marketing digital nos pequenos empreendimentos de Cotia e região: estudo de caso Bia Chocolates, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico Administração) – Etec de Cotia, Cotia, 2024. |
Abstract: | Este estudo tem como objetivo compreender o impacto do marketing digital nos pequenos empreendimentos na cidade de Cotia e região. Dessa forma, o tema visa a disponibilização de instrumentos para o uso acessível dos meios digitais a gerações recentes, dado que a ferramenta é benéfica para os empreendedores que buscam uma maior visibilidade e aumento de vendas que, consequentemente, geram o lucro para o negócio.
Diante disso, utiliza-se cinco métodos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, quantitativa, de campo, documental, e para a complementação das análises de modo prático, o estudo de caso aplicado na doceria Bia Chocolates. O manuseio desses métodos relaciona-se com o objetivo de adquirir informações que comprovem a hipótese apresentada ao longo do trabalho. A partir dos dados coletados, é possível observar mudanças na visibilidade ou engajamento da empresa, destacando o uso satisfatório das mídias sociais, juntamente com o marketing viral, que colaboram para a validação da hipótese apresentada e estudada.
É importante ressaltar, que manter o marketing digital ativo nos pequenos empreendimentos torna-se essencial pela busca constante de melhora do estabelecimento. Sendo assim, de extremo crédito a permanência dos métodos utilizados no estudo de caso, juntamente aos demais apresentados que se relacionam ao segmento da empresa, de forma contínua e atualizado visando o alcance do público-alvo. This study aims to understand the impact of digital marketing on small businesses in the city of Cotia and the region. In this way, the theme aims to provide instruments for the accessible use of digital media to recent generations, given that the tool is beneficial for entrepreneurs seeking greater visibility and increased sales that, consequently, generate profit for the business. Therefore, five data collection methods are used: bibliographical, quantitative, field, documentary research, and to complement the analyzes in a practical way, the case study applied at the Bia Chocolates sweet shop. These methods are related to the objective of acquiring information that proves the hypotheses presented throughout the work. From the data collected, it is possible to observe changes in the company's visibility or engagement, highlighting the use of social media coverage, together with viral marketing, which contribute to validating the presented and specific hypotheses. It is important to highlight that keeping digital marketing active in small businesses is essential due to the constant search for improving the establishment. Therefore, the continuation of the methods used in the case study, including the others presented that relate to the company's segment, in a continuous and updated way, is of utmost credit to the reach of the target audience. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29478 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
administracao_2024_2_ annacarolinacoelhodearaujo_oimpactodomarketingdigitalnospequenos_tcc.pdf | 1.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.