Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29441
Title: | Blog: Fui! Viagens |
Other Titles: | Blog: I'm gone! Travels |
Authors: | BEBIANO, Luiza Ramos SANTOS, Maria Eduarda Salgado dos SANTOS, Matheus Edson Silva dos SILVA, Matheus Sant’ana Alexandre |
Advisor: | AGUIAR, Alexandre |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Web sites;Blogs;Turismo;Inclusão digital;Pessoas com deficiência |
Issue Date: | 26-Nov-2024 |
Publisher: | 207 |
Citation: | BEBIANO, Luiza Ramos et al. Blog: Fui! Viagens. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Informática para Internet) - Escola Técnica Estadual Professor Adhemar Batista Heméritas, São Paulo, 2024. |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um blog de viagens acessível, chamado "Fui! Viagens", com o propósito de oferecer uma experiência inclusiva para todos os usuários, incluindo aqueles com deficiências visuais, auditivas e de mobilidade. O problema de pesquisa aborda a falta de acessibilidade em muitos blogs de viagens, o que limita o acesso de uma parcela significativa de usuários à informação e ao planejamento de suas viagens. A metodologia adotada envolve a aplicação de técnicas de acessibilidade digital, como contraste adequado de cores, navegação simplificada e integração com tecnologias assistivas. Ademais, foram realizados testes de usabilidade para garantir uma experiência satisfatória e intuitiva para todos os usuários. A pesquisa também incluiu a análise de blogs de viagens existentes, a fim de identificar boas práticas e pontos de melhoria. Espera-se que, com a criação deste blog acessível, os usuários possam planejar suas viagens de forma mais autônoma, sem limitações causadas pela falta de acessibilidade digital. O projeto visa, assim, promover a inclusão digital no setor de turismo e garantir a participação plena de todos os visitantes, independentemente de suas necessidades específicas. Como considerações finais, este trabalho destaca a importância da acessibilidade no ambiente digital, especialmente no turismo, e reafirma o compromisso com a criação de experiências mais inclusivas e acessíveis. This work aims to develop an accessible travel blog, named "Fui! Viagens", with the purpose of providing an inclusive experience for all users, including those with visual, auditory, and mobility impairments. The research problem addresses the lack of accessibility in many travel blogs, which limits access for a significant portion of users to information and travel planning. The methodology involves the application of digital accessibility techniques, such as proper color contrast, simplified navigation, and integration with assistive technologies. Additionally, usability tests were conducted to ensure a satisfactory and intuitive experience for all users. The research also included an analysis of existing travel blogs to identify best practices and areas for improvement. It is expected that with the creation of this accessible blog, users will be able to plan their trips more autonomously, without limitations caused by the lack of digital accessibility. The project aims to promote digital inclusion in the tourism sector and ensure the full participation of all visitors, regardless of their specific needs. In conclusion, this work highlights the importance of accessibility in the digital environment, especially in tourism, and reaffirms the commitment to creating more inclusive and accessible experiences. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29441 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
informaticaparainternet_2024_2_luizaramosbebiano_blogfuiviagens.pdf.pdf | 2.08 MB | Adobe PDF | View/Open | |
informaticaparainternet_2024_2_luizaramosbebiano_blogfuiviagens_TA.pdf.pdf Restricted Access | 279.96 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.