Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29434
Título: Empoderamento econômico feminino: como o empreendedorismo e o marketing podem fazer a diferença na reinserção ao mercado de trabalho
Título(s) alternativo(s): Female economic empowerment: how entrepreneurship and marketing can make a difference in re-entering the work market
Autor(es): MEIRELES, Ana Paula Cortes Real
LOCHINI, Maria Antônia Vergínio
Orientador(es): MANFRÉ, Edson Roberto
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Trabalho feminino;Marketing;Inclusão social;Políticas públicas
Data do documento: 13-Dez-2024
Editor: 157
Referência Bibliográfica: MEIRELES, Ana Paula Cortes Real; LOCHINI, Maria Antônia Vergínio. Empoderamento econômico feminino: como o empreendedorismo e o marketing podem fazer a diferença na reinserção ao mercado de trabalho. Orientador: Edson Roberto Manfré. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Marketing) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, Presidente Prudente, SP, 2024.
Resumo: O artigo aborda o empreendedorismo feminino como ferramenta de empoderamento econômico e reinserção no mercado de trabalho. Analisa como o marketing, aliado à autonomia financeira, promove visibilidade e competitividade para negócios liderados por mulheres. Por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, destaca a relevância de políticas públicas, como a Estratégia Elas Empreendem, que visa fortalecer a inclusão socioprodutiva, o acesso a crédito e a educação empreendedora. Aponta os principais desafios enfrentados por mulheres empreendedoras, como desigualdades regionais e raciais, acesso a financiamento e conciliação entre vida pessoal e profissional. O estudo conclui que o marketing é uma ferramenta essencial para potencializar a conexão com o público-alvo e ampliar as oportunidades de negócios. Enfatiza que o empoderamento feminino não apenas promove a independência financeira, mas também contribui para o desenvolvimento sustentável e a transformação das dinâmicas sociais.
The article addresses female entrepreneurship as a tool for economic empowerment and reintegration into the job market. It analyzes how marketing, combined with financial autonomy, promotes visibility and competitiveness for businesses led by women. Through a qualitative and exploratory approach, it highlights the relevance of public policies, such as the Elas Empreendem Strategy, which aims to strengthen socio-productive inclusion, access to credit and entrepreneurial education. It highlights the main challenges faced by women entrepreneurs, such as regional and racial inequalities, access to financing and reconciling personal and professional lives. The study concludes that marketing is an essential tool for enhancing connection with the target audience and expanding business opportunities. It emphasizes that female empowerment not only promotes financial independence, but also contributes to sustainable development and the transformation of social dynamics.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29434
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marketing_2024_2_anapcrmeireles_empoderamentoeconomicofeminino.pdf
  Restricted Access
275.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.