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Title: Diabete Mellitus na adolescência
Authors: CIRIACO, Alessandra
FERREIRA, Janielle Leticia
LUIZ, Mariana de Oliveira
Advisor: CAMARGO, Ana Paula Morguetti
Other contributor: PICHININ, Lígia de Souza
OLIVEIRA, Elenir Aparecida de
type of document: Monografia
Keywords: Diabetes mellitus;Diabetes mellitus insulino-dependente
Issue Date: 5-Dec-2024
Publisher: 084
Citation: CIRIACO, Alessandra; FERREIRA, Janielle Leticia; LUIZ, Mariana de Oliveira. Diabete Mellitus na adolescência. Trabalho de Conclusão de Curso. 2024. (Curso Técnico em Enfermagem). Etec Orlando Quagliato – Santa Cruz do Rio Pardo – SP: Etec Orlando Quagliato, 2024
Abstract: O diabetes mellitus na adolescência é uma condição crescente que requer atenção especial devido às mudanças hormonais e ao estilo de vida típico dessa fase. O diabetes tipo 1 é o mais comum entre os adolescentes, caracterizado pela destruição das células beta do pâncreas, levando à ausência de insulina. Já o diabetes tipo 2, que está associado à obesidade e sedentarismo, também tem se tornado freqüente nesse grupo etário. Os tratamentos para adolescentes incluem a administração de insulina, monitoramento regular da glicemia e educação em saúde para promover hábitos alimentares saudáveis e atividade física regular. A adesão a esses tratamentos é crucial para evitar complicações a longo prazo, como problemas cardiovasculares e danos aos rins. O diagnóstico de diabetes mellitus na adolescência, especialmente o tipo 1, pode desencadear uma variedade de reações emocionais. Os adolescentes freqüentemente experimentam choque, negação, medo e raiva ao receber a notícia. A tristeza e a ansiedade também são comuns, refletindo a preocupação com mudanças no estilo de vida e a necessidade de um gerenciamento constante da condição. Essas reações são normais e podem variar em intensidade, dependendo do suporte familiar e educacional disponível. É crucial que os adolescentes recebam apoio psicológico e informações adequadas para lidar com o diagnóstico e as implicações do diabetes em suas vidas cotidianas. Na antiguidade, a compreensão do diabetes mellitus era rudimentar, mas alguns registros históricos indicam que médicos antigos já reconheciam os sintomas da doença. Por volta de 500 a.C., o médico indiano Susruta foi um dos primeiros a descrever o diabetes mellitus em suas obras, identificando a condição entre mais de 1.200 doenças estudadas. Na Grécia antiga, Hipócrates também mencionou sinais que hoje associamos ao diabetes, como a poliúria. No entanto, o diagnóstico formal e a compreensão da doença só se desenvolveram significativamente a partir do século XVIII, quando Cullen introduziu o termo "mellitus", que significa "com mel", referindo-se à glicose presente na urina dos pacientes. A mortalidade por diabetes mellitus entre adolescentes é um tema preocupante, embora as taxas gerais de mortalidade tenham apresentado uma queda nas últimas décadas. Contudo, dados indicam que a faixa etária de 15 a 19 anos não seguiu essa tendência de redução, apresentando um aumento nos índices de mortalidade. A diabetes mellitus, especialmente o tipo 1, pode levar a complicações graves se não for gerida adequadamente, resultando em hospitalizações e, em casos mais extremos, óbitos. A crescente prevalência de obesidade entre jovens também contribui para o aumento do risco de diabetes tipo 2, que pode agravar ainda mais a situação. Palavras-chave: Adolescentes; Diabetes; Mellitus
Diabetes mellitus in adolescence is a growing condition that requires special attention due to hormonal changes and the typical lifestyle at this stage. Type 1 diabetes is the most common among adolescents, characterized by the destruction of beta cells in the pancreas, leading to the absence of insulin. Type 2 diabetes, which is associated with obesity and a sedentary lifestyle, has also become common in this age group. Treatments for adolescents include insulin administration, regular blood glucose monitoring, and health education to promote healthy eating habits and regular physical activity. Adherence to these treatments is crucial to avoid long-term complications, such as cardiovascular problems and kidney damage.The diagnosis of diabetes mellitus in adolescence, especially type 1, can trigger a variety of emotional reactions. Teenagers often experience shock, denial, fear, and anger upon hearing the news. Sadness and anxiety are also common, reflecting concerns about lifestyle changes and the need for constant management of the condition. These reactions are normal and can vary in intensity depending on the family and educational support available. It is crucial that adolescents receive adequate psychological support and information to deal with the diagnosis and implications of diabetes in their everyday lives. In ancient times, the understanding of diabetes mellitus was rudimentary, but some historical records indicate that ancient doctors already recognized the symptoms of the disease. Around 500 BC, the Indian doctor Susruta was one of the first to describe diabetes mellitus in his works, identifying the condition among more than 1,200 studied diseases. In ancient Greece, Hippocrates also mentioned signs that we associate with diabetes today, such as polyuria. However, formal diagnosis and understanding of the disease only developed significantly from the 18th century onwards, when Cullen introduced the term "mellitus", meaning "with honey", referring to the glucose present in patients' urine. Mortality from diabetes mellitus among adolescents is a worrying issue, although general mortality rates have declined in recent decades. However, data indicates that the 15 to 19 age group did not follow this downward trend, showing an increase in mortality rates. Diabetes mellitus, especially type 1, can lead to serious complications if not managed properly, resulting in hospitalizations and, in more extreme cases, deaths. The growing prevalence of obesity among young people also contributes to an increased risk of type 2 diabetes, which can further worsen the situation. Keywords: Adolescents; Diabetes; Mellitus
Description: Trabalho de conclusão de curso
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29366
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