Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29342
Título: A influência de hortaliças no desenvolvimento da “síndrome do bebê azul”
Título(s) alternativo(s): The influence of vegetables on the development of “blue baby syndrome”
Autor(es): FREITAS, Eduarda Garres
SOUZA, Isabely Pereira
OLIVEIRA, Victor Hugo Martins de
Orientador(es): SOUSA, Joana D’Arc Félix de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Hortaliças;Nitrogênio;Nitratos
Data do documento: 2023
Editor: 046
Referência Bibliográfica: FREITAS, Eduarda Garres; SOUZA, Isabely Pereira; OLIVEIRA, Victor Hugo Martins de. A influência de hortaliças no desenvolvimento da “síndrome do bebê azul”, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso técnico em Química). Escola Técnica Estadual Professor Carmelino Corrêa Júnior, Franca, 2023.
Resumo: O nitrogênio é um dos nutrientes que mais contribuem para o metabolismo fisiológico vegetal, exigindo aplicações de doses elevadas nas adubações. A aplicação indiscriminada de formas reativas de nitrogênio no solo pode trazer vários prejuízos à saúde humana e ao meio ambiente, tanto pela contaminação de águas subterrâneas como pela elevação dos teores de nitrato nos alimentos, principalmente naqueles de consumo in natura como as hortaliças e frutas. Estudos têm demonstrado que os nitratos representam graves problemas para a segurança alimentar. Dentre os alimentos ingeridos pelo homem, as hortaliças contribuem com cerca de 70 % da ingestão diária de nitrato. A toxidez do nitrato em humanos é baixa, mas de 5 a 10% do nitrato ingerido na alimentação é convertido a nitrito na saliva bucal ou por redução gastrintestinal. O nitrito, entrando na corrente sangüínea oxida o ferro da hemoglobina, produzindo a metahemoglobina, que é inativa e incapaz de transportar o oxigênio para a respiração normal das células dos tecidos, causando a chamada metahemoglobinemia. Em pessoas adultas, esse processo é reversível devido à ação da enzima Redutase da Metahemoglobina (RM) e com a participação do agente redutor NADH (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo). Crianças lactantes até quatro meses de idade, que nessa fase são deficientes da enzima RM e do cofator NADH, podem chegar à morte por asfixia, processo denominado de “síndrome do bebê azul”. Baseado neste contexto, realizamos algumas investigações científicas, sobre a acumulação de nitrato em culturas de alface, espinafre e repolho, adubadas com ureia e outros fertilizantes do mercado. Palavras-chave: hortaliças; nitrogênio; toxidez do nitrato em humanos; metahemoglobinemia; “síndrome do bebê azul”.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29342
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
quimica_2023_2_eduardagarresfreitas_ainfluenciadehortalicasnodesenvolvimento.pdf.pdf502.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.