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Título: Proposta de melhoria sustentável para lancheteria Donna Maria
Autor(es): JORGE, Roseli Maria
Orientador(es): BEGA JUNIOR, Aparecida Carlos
Outro(s) contribuidor(es): BEGA JUNIOR, Aparecida Carlos
BALAN, Doralice de Souza Luro
BEDIN, Maria Camila
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Sustentabilidade;Gestão ambiental
Data do documento: 25-Jun-2024
Editor: 276
Referência Bibliográfica: JORGE, Roseli Maria. Proposta de melhoria sustentável para lancheteria Donna Maria. trabalho de conclusão de curso(Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Campinas. Campinas, 2024.
Resumo: RESUMO Este estudo de caso concentra-se na avaliação da sustentabilidade da Lancheteria Donna Maria, uma empresa especializada em hambúrgueres artesanais e porções. O estudo aborda questões e sustentabilidade nos três pilares: econômico, social e ambiental, sendo conhecido como Environmental, Social and Governance (ESG). O objetivo principal é conscientizar a empresa e seus consumidores a adotar práticas de descarte pós-consumo que respeitem o meio ambiente e contribuam para um futuro mais sustentável. A oportunidade de demonstrar que existem outras formas de comunicar seus diferenciais por meio de ações que envolvam o cliente na prática de uma boa ação. No contexto da globalização e dos avanços tecnológicos, as inovações permitem a eficiência, mas é fundamental buscar maneiras de consumir sem sobrecarregar o meio ambiente, evitando o aumento de gases poluentes, o impacto na camada de ozônio e o efeito estufa, além de reduzir o uso excessivo de materiais poluentes na produção de produtos e serviços. A abordagem deve priorizar métodos que causem o mínimo de perturbação ao sistema de decomposição do meio ambiente, ao mesmo tempo em que atendemos às necessidades dos consumidores e garantimos a qualidade de vida. O projeto visa conscientizar a empresa objeto de estudo sobre a importância de práticas de sustentabilidade em toda organização, promovendo uma cultura de sustentabilidade que incentive melhorias nas práticas ecológicas, especialmente no setor de alimentos, que requer atenção especial no descarte de óleo e embalagens. Orientar a organização com base em estratégias de conhecimento que permitirão uma intervenção adequada para equilibrar considerações econômicas e ambientais, proporcionando conforto aos consumidores, sugerindo conceitos para melhorias que podem ser implementados na empresa analisada. Palavras-chave: sustentabilidade; gestão ambiental; ESG.
ABSTRACT This case study focuses on the sustainability assessment of Lancheteria Donna Maria, a company specializing in handmade hamburgers and portions. The study addresses sustainability issues across the three pillars: economic, social and environmental, known as Environmental, Social and Governance (ESG). The main objective is to make the company and its consumers aware of post-consumer disposal practices that respect the environment and contribute to a more sustainable future. It is an opportunity to demonstrate that there are other ways of communicating your differentials through actions that involve the customer in practicing a good deed. In the context of globalization and technological advances, innovations enable efficiency, but it is essential to look for ways to consume without burdening the environment, avoiding the increase in polluting gases, the impact on the ozone layer and the greenhouse effect, as well as reducing the excessive use of polluting materials in the production of products and services. The approach must prioritize methods that cause the least disruption to the environment's decomposition system, while at the same time meeting the needs of consumers and guaranteeing quality of life. The project aims to make the company under study aware of the importance of sustainability practices throughout the organization, promoting a culture of sustainability that encourages improvements in ecological practices, especially in the food sector, which requires special attention in the disposal of oil and packaging. To guide the organization based on knowledge strategies that will allow appropriate intervention to balance economic and environmental considerations, providing comfort to consumers, suggesting concepts for improvements that can be implemented in the company analyzed. Keywords: sustainability; environmental management; ESG.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29247
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