Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29229
Título: Protótipo para produção de fio ecológico (PET) para ser utilizado como matéria prima em impressora 3D
Título(s) alternativo(s): Prototype for the production of ecological yarn (PET) to be used as raw material in 3D printers
Autor(es): BUENO, Marlon do Amaral
GONÇALVES, Matheus Pereira
LIMA, Leonardo Sartori de
DEJANI, Rafael
Orientador(es): RODRIGUES NETO, José Benedito T.D.
Outro(s) contribuidor(es): RODRIGUES, José Benedito T. D.
LANZA, Silvio Angelo
CHERUBIM, Sandro
PEREIRA, Paulo Afonso
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Plásticos (reaproveitamento);Reciclagem;Plásticos (reciclagem);Impressão 3D
Data do documento: 4-Dez-2023
Editor: 103
Referência Bibliográfica: LIMA, Leonardo Sartori et al. Protótipo para produção de fio ecológico (pet) para ser utilizado como matéria em impressora 3D. Orientador: Prof. José Benedito Torsoni Decarlis Rodrigues Neto. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Mecânica) - Escola Técnica Estadual Sylvio de Mattos Carvalho, Matão, São Paulo, 2023.
Resumo: O cenário industrial atual destaca-se pela expressiva produção de garrafas PET, especialmente no setor de refrigerantes e sucos, gerando um descarte significativo e prejudicial ao meio ambiente. Este trabalho propõe uma abordagem para lidar com esse problema, desenvolvendo um protótipo dedicado ao reaproveitamento de garrafas PET na produção de insumos para impressoras 3D, como matéria-prima para projetos escolares. A proposta central envolve a concepção e implementação de uma máquina que fileta as garrafas PET, destacando-se pelo uso de um componente essencial de impressoras 3D, a "extrusora". O desafio reside na natureza termoendurecível do PET, superado pela utilização de filamentos especiais, como o PETG. O trabalho não se limita à construção da máquina, mas também reflete sobre a importância da reciclagem desse material prevalente na poluição ambiental. A justificativa destaca o impacto ambiental das garrafas PET, cuja decomposição lenta contribui para a poluição, especialmente nos oceanos. A gestão inadequada desses resíduos destaca a urgência de estratégias mais conscientes, como a redução do consumo, aumento da reciclagem e investimentos em alternativas sustentáveis. O estudo dos materiais utilizados como filamento para impressoras 3D, como ABS, PLA e TPU, é abordado, considerando suas características e configurações recomendadas. O trabalho também explora os principais componentes do projeto, com ênfase na extrusora 3D e nos filamentos de plástico como matéria-prima. A metodologia descreve a construção do protótipo, destacando a base de madeira, a barra roscada para o filetamento das garrafas, a extrusora 3D e os componentes elétricos. A pesquisa inclui a escolha e configuração dos materiais, como a extrusora MK8, e ajustes técnicos para o funcionamento adequado. Apesar de desafios organizacionais no desenvolvimento, a equipe superou obstáculos, destacando a aprendizagem significativa e a eficácia do projeto na produção de filetes ecológicos. Palavras-chave: Garrafa PET. Extrusora. Filamento e Reaproveitamento.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29229
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.