Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29186
Título: Análise de tecnologias mais eficientes para conter a emissão de co₂ proveniente da construção civil
Autor(es): LEITE, Anna Clara Ramalho
SANTANA, Gabriel Jahnke
SILVA, Gabrielly Vitória Bezerra da
Orientador(es): BIANCHINI, Lucas Andrade da Silva
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Construção civil (aspectos socioambientais);Desempenho de materiais de construção;Edifícios sustentáveis;Materiais de construção
Data do documento: 9-Dez-2024
Editor: 285
Referência Bibliográfica: LEITE, Anna Clara Ramalho; SANTANA, Gabriel Jahnke; SILVA, Gabrielly Vitória Bezerra da; SILVA,Yasmim Bandeira da. 2024. Análise de tecnologias mais eficientes para conter a emissão de co₂ proveniente da construção civil.
Resumo: A indústria da construção é um dos maiores emissores de dióxido de carbono e encontra-se num momento crítico da sua transformação. As crescentes preocupações com as alterações climáticas estão a impulsionar a procura de soluções mais sustentáveis e eficientes para minimizar o impacto ambiental e contribuir para um futuro mais verde. O estudo fornece uma análise de materiais e tecnologias inovadoras com o objetivo de encontrar alternativas mais sustentáveis aos materiais de construção tradicionais. Em particular, materiais como bambu, tijolos de adobe, tijolos ecológicos e bioconcreto foram avaliados tendo em conta as suas propriedades físicas e o seu desempenho ambiental ao longo de sua vida útil. Através de análises comparativas que levam em consideração aspectos como emissões de CO2, durabilidade e custo, pode-se verificar que materiais alternativos apresentam melhor desempenho ambiental do que os materiais convencionais. Os resultados obtidos neste estudo demonstram o grande potencial dos materiais sustentáveis na construção civil. A adoção destas alternativas é um passo fundamental para a redução das emissões de gases do efeito estufa e para a construção de um futuro mais sustentável. Em suma, a construção civil sustentável já não é uma opção, mas sim uma necessidade urgente. Ao escolher materiais e tecnologias mais eficientes, os edifícios podem ser construídos com menor impacto ambiental, promovendo uma economia circular e contribuindo para um futuro mais justo e equitativo para as próximas gerações.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29186
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDIFICAÇÕES_2024_2_ANNACLARARAMALHOLEITE_ANÁLISEDETECNOLOGIASMAISEFICIENTES.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.