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dc.contributor.advisorFORMIGONI, Alexandre-
dc.contributor.authorROSATTI FILHO, Marco Antonio-
dc.contributor.otherMOIA, Roberto Padilha-
dc.contributor.otherLÉLIS, Eliacy Cavalcanti-
dc.date.accessioned2025-02-10T20:59:37Z-
dc.date.available2025-02-10T20:59:37Z-
dc.date.issued2024-05-14-
dc.identifier.citationROSATTI FILHO, Marco Antonio. Metrologística: integração da mobilidade de cargas e pessoas em sistemas metroferroviários. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29159-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade econômica, operacional e comercial da logística de última milha no setor de e-commerce, integrada ao sistema metroferroviário de transporte de passageiros na cidade de São Paulo. A metodologia utilizada inclui uma análise bibliométrica, seguida pela elaboração de um Plano de Negócio. Inicialmente, foi identificado um modelo operacional de referência, que subsidiou a construção de um fluxo de processos adaptado à realidade do cenário estudado. A pesquisa de mercado, complementada por um estudo de caso, permitiu delinear o modelo de negócio do pick-up point. Adicionalmente, uma survey realizada em uma estação do metrô de São Paulo investigou a estratificação do público consumidor, a motivação para a adesão ao serviço de pick-up point, a frequência de compra e as preferências de marketplace, possibilitando a estimativa da demanda potencial. Um MVP (Minimum Viable Product) foi proposto, contemplando as funções críticas e processos necessários para a prototipagem de uma operação enxuta, com o objetivo de validar o negócio. Na fase final da construção do Plano de Negócio para uma operação em escala real, constatou-se que, iniciando a operação com capacidade plena, o negócio se torna economicamente e comercialmente inviável devido ao alto custo fixo e ao investimento inicial requerido, se adotado o preço convencional de atendimento ao marketplace. Entretanto, considerando a vantagem competitiva da localização em uma estação de metrô, que possibilita a negociação de preços, o negócio torna-se viável caso um preço superior seja acordado. Além disso, a viabilidade é reforçada se a operação for desenvolvida em parceria com a operadora da estação como investidora, reduzindo assim os custos de locação comercial.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the economic, operational, and commercial feasibility of last- mile logistics in the e-commerce sector, integrated with the metro-rail passenger transport system in the city of São Paulo. The methodology used includes a bibliometric analysis, followed by the preparation of a Business Plan. Initially, a reference operational model was identified, which supported the construction of a process flow adapted to the reality of the studied scenario. Market research, complemented by a case study, allowed for the delineation of the pick-up point business model. Additionally, a survey conducted at a São Paulo metro station investigated the stratification of the consumer audience, the motivation for adherence to the pick-up point service, the frequency of purchases, and marketplace preferences, enabling the estimation of potential demand. An MVP (Minimum Viable Product) was proposed, covering the critical functions and processes necessary for the prototyping of a lean operation, with the objective of validating the business. In the final phase of constructing the Business Plan for a full-scale operation, it was found that, starting the operation at full capacity, the business becomes economically and commercially unfeasible due to the high fixed cost and the initial investment required, if the conventional price for marketplace service is adopted. However, considering the competitive advantage of the location in a metro station, which enables price negotiation, the business becomes viable if a higher price is agreed upon. Furthermore, viability is reinforced if the operation is developed in partnership with the station operator as an investor, thereby reducing commercial rental costs.pt_BR
dc.description.sponsorshipMestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisapt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectMetrôpt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.titleMetrologística: integração da mobilidade de cargas e pessoas em sistemas metroferroviáriospt_BR
dc.title.alternativeMetrologistics: integration of cargo and passenger mobility in metro-rail systemspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.subjectSistemas produtivospt_BR
dcterms.tableOfContentsGTSP - Linha de Pesquisa 1: Gestão da Produção e Operações - Projeto de pesquisa: Inovação de Processos e Desenvolvimento de Produtospt_BR
dcterms.type-pt_BR
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