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Título: Marketing verde: estratégias de marketing verde para empreendedores de hortifrúti orgânico
Autor(es): CUSTÓDIO, Fabrício Luiz de Souza
MONTEIRO, Iara de Souza
RIBEIRO, Luiz Ricardo dos Santos
SOUZA, Thalita Cristina de
Orientador(es): MATOS, Diego Salviano de
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Marketing ambiental;Agricultura orgânica;Horticultura;Sustentabilidade
Data do documento: Dez-2024
Editor: 091
Referência Bibliográfica: CUSTÓDIO, Fabrício Luiz de Souza; MONTEIRO, Iara de Souza; RIBEIRO, Luiz Ricardo dos Santos; SOUZA, Thalita Cristina de. Marketing verde: estratégias de marketing verde para empreendedores de hortifrúti orgânico. 2024. Artigo científico (Técnico em Administração) – Etec Paulino Botelho, São Carlos, 2024.
Resumo: Neste trabalho abordaremos como pequenos e médios empreendedores do setor hortifrutícola podem aplicar o marketing verde para se destacar cada vez mais no mercado sustentável. A proposta é mostrar como é possível unir práticas ecológicas à comercialização de produtos, conectando marcas a consumidores preocupados com o impacto ambiental. No caso dos produtos orgânicos, cultivados sem agrotóxicos ou fertilizantes químicos, o marketing verde ganha ainda mais relevância, pois integra saúde e responsabilidade ambiental. Também abordaremos sobre a importância de certificações, como o selo verde, que são fundamentais para construir confiança e credibilidade junto aos consumidores, além de se destacarem como um diferencial competitivo no mercado. Apesar dos desafios enfrentados pelo setor, como os custos elevados e a necessidade de maior conscientização do público, apresentaremos estratégias capazes de fortalecer o negócio e impulsionar seu crescimento. Com base em pesquisas Bibliográficas e estudos em sites, blogs e portais, destacam-se a utilização de estratégias como a de: embalagens ecológicas, campanhas educativas que esclarecem os benefícios dos orgânicos e ações sensoriais, como degustações, que aproximam o consumidor da experiência do produto. Nosso objetivo é evidenciar que o marketing verde vai além de uma simples ferramenta comercial; trata-se de um compromisso com a sustentabilidade e a ética. Ele tem o potencial de gerar impactos positivos para o meio ambiente e para a sociedade, ao mesmo tempo em que fortalece o setor de hortifrútis orgânicos, criando vínculos mais próximos e autênticos com os consumidores.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29094
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