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dc.contributor.advisorHIGUCHI, Célio Takashi-
dc.contributor.authorSANTOS, Matheus Gomes dos-
dc.contributor.authorSOUSA, Thaís Santos de-
dc.contributor.otherMORAES, Carla Aparecida Pedriali-
dc.contributor.otherMEDEIROS, Mônica Real Bispo-
dc.date.accessioned2025-02-07T18:31:42Z-
dc.date.available2025-02-07T18:31:42Z-
dc.date.issued2024-12-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Matheus Gomes dos; SOUSA, Thaís Santos de. IA vs design na cosmetologia: alternativa ou substituição definitiva?, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos) - Faculdade de Tecnologia de Diadema "Luigi Papaiz", Diadema, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29080-
dc.description.abstractIntrodução: Com o avanço da Indústria 4.0, o uso da Inteligência Artificial (IA) tornouse um recurso cada vez mais comum em diversos setores, salientando a indústria cosmética. Objetivo: Este trabalho investiga como a IA pode auxiliar ou até, futuramente, substituir os designers no desenvolvimento de embalagens de cosméticos. A pesquisa analisa a importância das embalagens na decisão de compra dos consumidores e avalia o impacto da IA na automação do processo criativo, além de identificar empresas que já implementam essas tecnologias em seus fluxos produtivos. Materiais e métodos: O estudo adotou uma metodologia qualitativa, com uma revisão narrativa de artigos e cases de mercado. Conclusão: Os resultados indicam que, embora a IA traga ganhos em eficiência e precisão, o papel do toque humano ainda é relevante, especialmente em aspectos emocionais e estéticos das criações. No entanto, com o rápido avanço das tecnologias, o cenário futuro pode apresentar mudanças significativas na relação entre IA e criatividade e percepção humana.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: With the advancement of Industry 4.0, Artificial Intelligence (AI) has become an increasingly common resource in various sectors, particularly in the cosmetics industry. Objective: This study investigates how AI can support or potentially replace designers in the development of cosmetic packaging. The research analyzes the importance of packaging in consumer purchasing decisions and assesses the impact of AI on the automation of creative processes, while also identifying companies that already implement these technologies in their production workflows. Materials and Methods: A qualitative methodology was adopted, including a narrative review of articles and market case studies. Conclusion: The results indicate that while AI offers gains in efficiency and precision, the human touch remains relevant, particularly in emotional and aesthetic aspects of creation. However, with the rapid advancement of technology, the future may present significant changes in the relationship between AI, human creativity, and consumer perception.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Cosméticospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher217pt_BR
dc.subjectCosméticospt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subject.otherProdução Industrialpt_BR
dc.titleIA vs design na cosmetologia: alternativa ou substituição definitiva?pt_BR
dc.title.alternativeAI vs design in cosmetology: alternative or definitive replacement?pt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
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