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Título: Qualificação profissional e qualidade no atendimento em empreendimentos gastronômicos de Presidente Prudente
Título(s) alternativo(s): Professional qualification and quality of service in gastronomic enterprises in Presidente Prudente
Autor(es): ANDRADE, Tainá Marques
Orientador(es): CAMARGO, Berta Lucia do Nascimento
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Hospitalidade;Qualificação profissional;Gastronomia
Data do documento: 10-Dez-2024
Editor: 157
Referência Bibliográfica: ANDRADE , Tainá Marques. Qualificação profissional e qualidade no atendimento em empreendimentos gastronômicos de Presidente Prudente. Orientador: Berta Lucia do Nascimento Camargo. 2024. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Eventos) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, Presidente Prudente, SP, 2024.
Resumo: O presente artigo propõe uma discussão sobre a importância da qualificação de profissionais do setor de alimentos e bebidas no município de Presidente Prudente-São Paulo. As metodologias utilizadas incluem leituras e pesquisas sobre temas relacionados à hospitalidade, treinamento e qualificação profissional, além da realização de questionários com perguntas semiestruturadas e abordagem qualitativa dos resultados direcionadas aos profissionais que atuam no atendimento de empreendimentos gastronômicos e gestores. Que apesar do convite, os gestores não aderiram ao questionário, focando os resultados nos profissionais de atendimento com o objetivo de futuramente elaborar uma proposta de treinamento de qualificação para profissionais do setor no município. De modo geral, um atendimento atencioso e qualificado tem o poder de transformar uma simples refeição em uma experiência diferenciada ao cliente, além de proporcionar um diferencial ao estabelecimento diante do mercado o tornando mais competitivo e com profissionais reconhecidos.
This article proposes a discussion on the importance of the qualification of professionals in the food and beverage sector in the municipality of Presidente Prudente, São Paulo. The methodologies used include readings and research on topics related to hospitality, training, and professional qualification, as well as the application of questionnaires with semi-structured questions and a qualitative approach to the results directed at professionals working in the service of gastronomic establishments and managers. Although invited, the managers did not participate in the questionnaire, focusing the results on service professionals with the aim of eventually developing a training proposal for the qualification of professionals in the sector in the municipality. In general, attentive and qualified service has the power to transform a simple meal into a differentiated experience for the customer, as well as providing a competitive advantage for the establishment in the market by making it more competitive and with recognized professionals.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29065
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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