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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29043
Title: | Plano de marketing e o mix de marketing na era digital: estratégia para alavancar as vendas no e-commerce |
Authors: | MARI, João Vitor Fardin ONÇA, Nicolas Julieti MIRANDA, Tiago Souto |
Advisor: | FIGUEIREDO, Cláudio Braz de |
type of document: | Artigo Científico |
Keywords: | Marketing |
Issue Date: | Dec-2024 |
Publisher: | 123 |
Citation: | MARI, João Vitor Fardin; ONÇA, Nicolas Julieti; MIRANDA, Tiago Souto. Plano de marketing e o mix de marketing na era digital: estratégia para alavancar as vendas no e-commerce, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Marketing) – Etec Doutor Renato Cordeiro, Birigui, 2024. |
Abstract: | Este artigo foi desenvolvido na disciplina “TCC” com os alunos da 3ª Série do ensino
médio do curso de Marketing, do ano de 2024 de uma instituição de ensino localizada
no interior do estado de São Paulo. Tem por justificativa esclarecer a importância de
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um plano de marketing e elaboração do mix de marketing para que as empresas se
tornem mais competitivas. Objetivando mostrar os principais conceitos de e
commerce, estratégias de plano de marketing digital e suas etapas, mix de marketing
no e-commerce e mostrar também como é a aplicação do plano de marketing e mix
de marketing na empresa pesquisada, esclarecendo assim suas contribuições para
alavancar as vendas. Culminando em uma investigação sobre: Como a aplicação do
plano de marketing pode alavancar as vendas no e-commerce? Como metodologia
adotou-se uma abordagem qualitativa, desenvolvendo-se como uma pesquisa
bibliográfica e estudo de caso tomando como base autores renomados no campo da
temática abordada e um questionário semiestruturado. Assim foi possível esclarecer
que o plano de marketing ajuda a definir e orientar as metas e objetivos da
empresa, servindo como um guia claro para alcançar o sucesso. O plano permite
que a empresa identifique seu público-alvo ou persona, entenda suas necessidades
e desejos, e desenvolva estratégias ou mix de marketing adequadas para atingi-los.
A culminância do artigo deu-se pela apresentação em sala de aula em formato de
seminários. This article was developed in the “TCC” discipline with students in the 3rd Series of high school in the Marketing course, in the year 2024 at an educational institution located in the interior of the state of São Paulo. It has a clear justification for the importance of a marketing plan and elaboration of the marketing mix so that companies become more competitive. Aiming to show the main concepts of e commerce, digital marketing plan strategies and their stages, marketing mix in e commerce and also show how the marketing plan and marketing mix are applied in the company researched, thus clarifying its contributions to boost sales. Culminating in an investigation into: How can applying the marketing plan boost sales in e commerce? As a methodology, we outlined a qualitative approach, developing as a bibliographical research and case study based on renowned authors in the field of the topic covered and a semi-structured questionnaire. This made it possible to clarify that the marketing plan helps to define and guide the company's goals and objectives, offered as a clear guide to achieving success. The plan allows the company to identify its target audience or persona, understand their needs and desires, and develop appropriate strategies or marketing mix to meet them. The culmination of the article was the presentation in the classroom in a seminar format. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29043 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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