Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29017
Título: Sustentabilidade e inovação
Título(s) alternativo(s): Sustainability and innovation
Autor(es): MACEDO, Juliana Maria Rosa
FERREIRA, Monise Botelho
Orientador(es): FRESCHI, Júlio Cesar
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Sustentabilidade;Inovação
Data do documento: Dez-2021
Editor: 182
Referência Bibliográfica: MACEDO, Juliana Maria Rosa; FERREIRA, Monise Botelho. Sustentabilidade e inovação. 2021. 69 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2021.
Resumo: O empreendedorismo a cada dia que passa, vem sendo mais questionado pelos consumidores, para que se desenvolva em direção aquilo que eles acreditam ser o melhor. Com o impacto que isso exerce sobre as organizações, muitas estão nascendo sobre a linha de alguns desses questionamentos, que seriam não somente produtos, mas empresas que carregam em seu “DNA” a sustentabilidade e a inovação, ganhando prestígio junto aos consumidores. Nesse contexto, o presente estudo, investigou como isso pode se tornar uma vantagem competitiva, com impacto social positivo, cuidado ambiental e viabilidade econômica/financeira. Com objetivos específicos, ficou evidenciado os processos de inovação e sustentabilidades aplicados pelas organizações, e seus impactos nesses trẽs pilares. As organizações escolhidas para o levantamento dos dados foram, a Dobra, a Pantys e a Timirim. Para isso, o estudo conta como metodologia, a pesquisa bibliográfica nos temas, sustentabilidade, inovação e vantagem competitiva e a coleta de dados diretamente das empresas, entre outros. Os resultados apontaram que as organizações que se moldam sustentáveis e inovadoras, cumprindo com responsabilidades ambientais, sociais e econômicas, ganham vantagem competitiva, suprindo assim a demanda do consumidor, crescendo exponencialmente no mercado.
Entrepreneurship, has been constantly questioned by consumers, so that it is developed towards what they believe to be the best. With the impact exerted by this over organizations, many of them are, from their very beginning, aligned with some of these questions, which would not only be products, but companies that carry sustainability and innovation in their “DNA”, gaining prestige among consumers. In this context, this study investigated how it can become a competitive advantage, with positive social impact, environmental care and economic/financial feasibility. With specific objectives, the innovation and sustainability processes applied by organizations were highlighted, and their impacts over these three pillars. The organizations chosen for data collection were Dobra, Pantys and Timirim. Thus, the study carried out a bibliographical research, on sustainability, innovation and competitive advantage themes and the collection of data directly from companies, among others. The results showed sustainable and innovative organizations, complying with environmental, social and economic responsibilities, gain competitive advantage, thus supplying consumer demand, growing exponentially on the market.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29017
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestao_empresarial_2021_2_juliana_maria_rosa_macedo_sustentabilidade_e_inovacao.pdf
  Restricted Access
2.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.