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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29006
Título: | A importância da comunicação externa em uma empresa: uma análise do Facebook do núcleo educacional ‘caminho de luz’ |
Título(s) alternativo(s): | The importance of external communication in a company: an analysis of Facebook from the educational center ‘caminho de luz’ |
Autor(es): | SOUZA, Joice de Jesus Soares OLIVEIRA, Wilson Carlos de |
Orientador(es): | BRIDA, Felipe Boso |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Endomarketing;Comunicação;Redes sociais |
Data do documento: | Dez-2021 |
Editor: | 182 |
Referência Bibliográfica: | SOUZA, Joice de Jesus Soares; OLIVEIRA, Wilson Carlos de. A importância da comunicação externa em uma empresa: uma análise do Facebook do núcleo educacional ‘caminho de luz’. 2021. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2021. |
Resumo: | O presente trabalho tem o propósito de analisar a importância da comunicação externa do
Núcleo Educacional ‘Caminho de Luz’, entidade sem fins lucrativos localizada em Pindorama
(SP). Ela atende crianças e adolescentes no contraturno escolar aplicando atividades como
reforço escolar, atendimento psicológico, oficina de arte e dança, entre outras ações, e também
busca assistir as famílias mais necessitadas arrecadando roupas e alimentos para elas.
A ideia central do projeto é conhecer as formas de relação estabelecidas pelo ‘Caminho de Luz’
na internet, por meio das redes sociais, em específico o Facebook, verificando como o Instituto
utiliza dessa ferramenta para ser reconhecido e ter contato com a sociedade - ainda mais num
período crucial que é a pandemia da Covid-19, que impactou drasticamente as atividades do
Instituto. Nesse projeto analisamos 20 posts do Facebook do Núcleo, de 2015 a 2021, que
contempla diversos assuntos, com o intuito de observar a forma de comunicação ali utilizada,
como qualidade do texto, tema, uso de imagens, bem como as reações das pessoas (“curtir”,
“amei” etc) - e em alguns analisamos comentários e número de compartilhamentos. A proposta
é entender como o Núcleo lida com as publicações em sua página oficial, apontar formas de
melhorar a comunicação externa, e assim colaborar com a equipe que faz as próprias
publicações, visando o aumento do engajamento do público em geral nos posts públicados e
aumentando a visibilidade do Núcleo perante a sociedade. Foram analisados quantidade de
reações, compartilhamentos e comentários buscando assim um melhor aproveitamento da
ferramenta em questão. Juntamente com as análises dos posts, trazemos referências de autores
do mundo da comunicação, do marketing e de tecnologia da informação para dar base ao
projeto, mostrando a importância de as empresas manterem suas redes sociais ativas e
atualizadas, para comunicar com objetividade e provocar interações, e assim convidar mais
pessoas como doadores (lembrando que o Núcleo vive de doações de voluntários, de empresas
e parte da verba vem do Poder Público). Nas análises será possível verificar se mesmo com uma
rede social amadora, sem vínculo direto com profissionais da comunicação para alimentar os
posts, o Núcleo consegue maior engajamento do público em geral. This paper aims to analyze the importance of external communication of the Educational Center 'Caminho de Luz', a non-profit organization located in Pindorama (SP). It serves children and teenagers in the after-school period, applying activities such as tutoring, psychological care, art and dance workshops, among other actions, and also seeks to assist the neediest families by collecting clothes and food for them.The central idea of the project is to get to know the forms of relationship established by 'Caminho de Luz' on the internet, through social networks, specifically Facebook, verifying how the Institute uses this tool to be recognized and to have contact with society - even more so in a crucial period which is the Covid-19 pandemic, which drastically impacted the Institute's activities. In this project, we analyzed 20 Facebook posts from the Center, from 2015 to 2021, covering several subjects, in order to observe the form of communication used there, such as text quality, theme, use of images, as well as people's reactions ("like", "loved", etc.) - and in some of them we analyzed comments and the number of shares. The purpose is to understand how the Center handles the publications on its official website, to point out ways to improve external communication, and thus collaborate with the team that makes the publications themselves, aiming to increase the engagement of the general public with the published posts and increasing the visibility of the Center before society. The number of reactions, shares, and comments were analyzed, seeking a better use of the tool in question. Along with the analysis of the posts, we bring references from authors in the world of communication, marketing and information technology to give a basis to the project, showing the importance of companies keeping their social networks active and updated, to communicate with objectivity and provoke interactions, and thus invite more people as donors (remembering that the Center lives on donations from volunteers, companies and part of the funding comes from the government). In the analysis, it will be possible to verify whether, even with an amateur social network, without direct links to communication professionals to feed the posts, the Center can achieve greater engagement of the general public. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29006 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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