Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29001
Title: A relação entre o letramento do colaborador e a comunicação interna nas empresas
Other Titles: The relationship between employee literacy and internal communication in companies
Authors: VALÉRIO, Gabriela
Advisor: BOLIN, Jaqueline Carvalho
type of document: Monografia
Keywords: Comunicação organizacional;Comunicação interna
Issue Date: Dec-2021
Publisher: 182
Citation: VALÉRIO, Gabriela. A relação entre o letramento do colaborador e a comunicação interna nas empresas. 2021. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2021.
Abstract: A comunicação é peça fundamental nas organizações. É o processo de troca de conhecimento e informação entre as pessoas que só acontece quando a mensagem chega ao seu receptor de forma compreensiva. Nesse contexto, o presente estudo objetiva avaliar os processos de comunicação e os impactos que o baixo nível do domínio da leitura e da escrita, com base no aporte teórico dos letramentos, traz para a comunicação interna de uma organização. A pesquisa foi realizada em uma empresa do ramo agroindustrial na cidade de Pindorama/SP durante o mês de outubro de 2021. Para desenvolver este estudo, foi feita uma pesquisa de base qualitativa, especificamente, exploratória. A pesquisa bibliográfica foi empregada com vistas a oferecer suporte para a aplicação de um questionário aos colaboradores a fim de saber os impactos gerados pelo baixo nível de escolaridade na comunicação interna da empresa estudada. A coleta de dados foi feita através de questionário composto por questões objetivas e questões abertas. Tal foi aplicado aos colaboradores buscando entender como o nível de alfabetização e leitura impacta na comunicação interna e nas oportunidades propostas pela empresa. Notou-se na pesquisa que a comunicação interna da empresa é considerada boa e apesar de a maioria dos colaboradores ser alfabetizada, os maiores impactos são por não entenderem o que a empresa quer comunicar, seja através do departamento de comunicação interna ou na comunicação de gestores com a equipe de trabalho, o que demonstra que o nível de letramento do colaborador influi nessa relação.
Communication is a fundamental part of organizations. It is the process of exchanging knowledge and information among people wich only happens when the message reaches its receiver in a comprehensive way. In this context, this study aimed to evaluate the communication processes and the impacts that a low level of reading and writing, based on the theoretical contribution of literacy, may bring to the internal communication of an organization. The research was carried out in an agribusiness company in the city of Pindorama / SP during the month of October 2021. For the development of this study, a qualitative, specifically exploratory research was carried out. A bibliographical research was carried out with the objective of offering subsidies for the application of a questionnaire to the employees in order to know the impacts generated by the low level of education in the internal communication of the studied company. Data collection was performed through a questionnaire consisting of objective and open questions, wich was applied to employees seeking to understand how the level of literacy and reading may impact the internal communication and the opportunities proposed by the company. It was found in the survey that the company's internal communication is considered good and although most employees are literate, the greatest impacts are caused when they do not understand what the company wants to communicate, either through the internal communication department or through managers’ communication with their team work, which demonstrates that the employee's literacy level influences this relationship.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29001
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.