Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28949
Título: Piezo eletricidade: aplicação de piso na construção civil
Autor(es): APARECIDO, Christian Oliveira
LACERDA, Juan Silva
CHAGAS, Mikael Bandim Francisco das
SILVA, Rayane Maria Ketylly da
SOUZA, Sidnei Aparecido Barros de
Orientador(es): TOMIOKA, Aparecida Massako
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Construção civil;Revestimento de superfíceis;Materiais para pavimentação;Pavimentação;Fontes renováveis de energia;Sustentabilidade
Data do documento: 24-Jun-2019
Editor: 285
Referência Bibliográfica: APARECIDO, Christian Oliveira; LACERDA, Juan Silva; CHAGAS, Mikael Bandim Francisco das; SILVA, Rayane Maria Ketylly da; SOUZA, Sidnei Aparecido Barros de.cação de piso na construção civil. 2019. Piezo eletricidade: apliTrabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Desenho de Construção Civil) - Etec Itaquera II, São Paulo, 2019.
Resumo: Esse trabalho irá abordar o piso piezo elétrico, um piso que gera energia através do movimento e que dentro de uma balada, a edificação que será apresentada, terá um ótimo espaço e ajudará na diminuição da conta da energia elétrica. Vale também lembrar que, existem 2 tipos de piezo eletricidade, a direta e reversa. A direta, que será a tecnologia adotada nesse trabalho, é a geração de energia por pressão, e a reversa muito utilizada na primeira guerra mundial, por Paul Langevin, é a energia por sonoridade, onde se aplicava um diferencial de potência e ondas sonoras. Na pista de dança da boate será utilizada placas com 75x75x20 cm, que podem produzir até 35 watts de saida de energia sustentável. Uma pessoa andando sobre aplaca pode gerar 5 watts e com ela dançando pode chegar a 20 watts. A pista terá 31,5m3, que suportará com folga 90 dançarinos, que conterá 53 placas piezo elétricas, gerando cerca de 1800 watts de potência. Para apresentar essa inovação, será feito um protótipo do piso, fazendo a interação piezo elétrica com um revestimento de piso ligado a um LED, que mostrará o movimento mecânico que ligará a lâmpada. Por se tratar de uma balada, o isolamento térmico e acústico é fundamental nesse cenário. Além da inovação do piso, esse trabalho também irá abordar a lã de vidro, um tipo de revestimento que diminui a emissão de som de um espaço a outro, o que melhorará tanto com o barulho na vizinhança, quanto na preservação do espaço interno, além de deixar o clima mais fresco e arejado. Para a demonstração desse isolante, será feito maquetes e cortes eletrônicos afim de apresentar como esse material é aplicado.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28949
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dcc_2019_1_christianoliveiraaparecido_PIEZOELETRICIDADE APLICAÇAODEPISONACONSTRUÇÃOCIVIL.pdf4.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.