Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28940
Título: Respostas cognitivas a variações de bases de cremes
Título(s) alternativo(s): Cognitive responses to crem base variations
Autor(es): COSTA, Patrícia Trindade Rodrigues
Orientador(es): MORAES, Carla Aparecida Pedriali
RODRIGUES, Airton
Outro(s) contribuidor(es): HIGUCHI, Célio Takashi
AZEVEDO, Ellen Nobrega de
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Creme;Emoções
Data do documento: 3-Jul-2024
Editor: 217
Referência Bibliográfica: COSTA, Patrícia Trindade Rodrigues. Respostas cognitivas a variações de bases de cremes, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos) - Faculdade de Tecnologia de Diadema "Luigi Papaiz", Diadema, 2024.
Resumo: Introdução: Um cosmético agradável sensorialmente é resultado de uma harmonia entre aspectos físico-químicos e sensoriais. O desafio para o formulador é construir cosméticos coerentes com a expetativas do mercado interconectando entre as características sensoriais e as respostas emocionais dos consumidores. Objetivo: Decupar a experiencia sensorial (visual, olfativa e ótica) de uma emulsão cosmética gel-creme, para avaliar o impacto de variações em estímulos de cor e fragrância. Visando entender quais desses parâmetros dentro de uma formulação consegue despertar maior interesse emocional nos consumidores e estimular o potencial uso da neurociência no desenvolvimento cosmético. Material e métodos: Foi utilizado o dispositivo de Eletroencefalograma (EEG) que é capaz de identificar reações automáticas auxiliando a compreender as respostas emocionais do consumidor mediante o produto avaliado. As medidas neurométricas captadas pelo EEG colaboraram a compreender como o sistema nervoso central responde a estimulações de tato, olfativas e visuais a partir de variações pontuais de acordo com a característica. Resultados: A resposta emocional dos participantes foi maior com a menor concentração de odor e de corante. Conclusão: Os resultados obtidos apontaram que quanto mais claro o creme e quanto menor a quantidade de fragrância, maior a valência emocional.
Introduction: The creation of sensorially appealing cosmetics is a complex task that involves achieving a balance between physical-chemical properties and sensory perceptions. This challenge for formulators lies in developing products that align with market expectations by integrating sensory characteristics with consumer emotional responses. Objective: This study aims to dissect the sensory experience (visual, olfactory, and tactile) of a gel-cream cosmetic emulsion to assess the impact of variations in color and fragrance stimuli. The focus is to understand which parameters within a formulation can evoke stronger emotional interest in consumers and to explore the potential of neuroscience in cosmetic development. Materials and Methods: An Electroencephalogram (EEG) device was employed to identify automatic reactions, aiding in understanding consumer emotional responses to the evaluated product. The neurometric measurements captured by the EEG provided insights into how the central nervous system responds to tactile, olfactory, and visual stimulations, based on specific variations in product characteristics. Results: The emotional response of participants was heightened with lower concentrations of odor and colorant. Conclusion: The findings suggest that a lighter cream with less fragrance tends to elicit a higher emotional valence in consumers. This underscores the importance of sensory attributes in cosmetic formulation and highlights the role of neuroscience in enhancing consumer product experience.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28940
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO CORRIGIDO 4 - FINAL_PATRICIA COSTA.PDF.pdf
  Restricted Access
276.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.