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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28940
Título: | Respostas cognitivas a variações de bases de cremes |
Título(s) alternativo(s): | Cognitive responses to crem base variations |
Autor(es): | COSTA, Patrícia Trindade Rodrigues |
Orientador(es): | MORAES, Carla Aparecida Pedriali RODRIGUES, Airton |
Outro(s) contribuidor(es): | HIGUCHI, Célio Takashi AZEVEDO, Ellen Nobrega de |
Tipo documental: | Artigo Científico |
Palavras-chave: | Creme;Emoções |
Data do documento: | 3-Jul-2024 |
Editor: | 217 |
Referência Bibliográfica: | COSTA, Patrícia Trindade Rodrigues. Respostas cognitivas a variações de bases de cremes, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos) - Faculdade de Tecnologia de Diadema "Luigi Papaiz", Diadema, 2024. |
Resumo: | Introdução: Um cosmético agradável sensorialmente é resultado de uma
harmonia entre aspectos físico-químicos e sensoriais. O desafio para o formulador é
construir cosméticos coerentes com a expetativas do mercado interconectando entre
as características sensoriais e as respostas emocionais dos consumidores. Objetivo:
Decupar a experiencia sensorial (visual, olfativa e ótica) de uma emulsão cosmética
gel-creme, para avaliar o impacto de variações em estímulos de cor e fragrância.
Visando entender quais desses parâmetros dentro de uma formulação consegue
despertar maior interesse emocional nos consumidores e estimular o potencial uso da
neurociência no desenvolvimento cosmético. Material e métodos: Foi utilizado o
dispositivo de Eletroencefalograma (EEG) que é capaz de identificar reações
automáticas auxiliando a compreender as respostas emocionais do consumidor
mediante o produto avaliado. As medidas neurométricas captadas pelo EEG
colaboraram a compreender como o sistema nervoso central responde a estimulações
de tato, olfativas e visuais a partir de variações pontuais de acordo com a
característica. Resultados: A resposta emocional dos participantes foi maior com a
menor concentração de odor e de corante. Conclusão: Os resultados obtidos
apontaram que quanto mais claro o creme e quanto menor a quantidade de fragrância,
maior a valência emocional. Introduction: The creation of sensorially appealing cosmetics is a complex task that involves achieving a balance between physical-chemical properties and sensory perceptions. This challenge for formulators lies in developing products that align with market expectations by integrating sensory characteristics with consumer emotional responses. Objective: This study aims to dissect the sensory experience (visual, olfactory, and tactile) of a gel-cream cosmetic emulsion to assess the impact of variations in color and fragrance stimuli. The focus is to understand which parameters within a formulation can evoke stronger emotional interest in consumers and to explore the potential of neuroscience in cosmetic development. Materials and Methods: An Electroencephalogram (EEG) device was employed to identify automatic reactions, aiding in understanding consumer emotional responses to the evaluated product. The neurometric measurements captured by the EEG provided insights into how the central nervous system responds to tactile, olfactory, and visual stimulations, based on specific variations in product characteristics. Results: The emotional response of participants was heightened with lower concentrations of odor and colorant. Conclusion: The findings suggest that a lighter cream with less fragrance tends to elicit a higher emotional valence in consumers. This underscores the importance of sensory attributes in cosmetic formulation and highlights the role of neuroscience in enhancing consumer product experience. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28940 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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