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Título: As mensagens subliminares de cunho machista em propagandas de marketing
Título(s) alternativo(s): Sexist subliminal messages in marketing advertisements
Autor(es): BRAGA, Giovana Rodrigues
SILVA, Victória Estevam da
Orientador(es): BOLIN, Jaqueline Carvalho
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Propaganda subliminar;Mulheres;Marketing;Propaganda
Data do documento: Dez-2021
Editor: 182
Referência Bibliográfica: BRAGA, Giovana Rodrigues; SILVA, Victória Estevam da. As mensagens subliminares de cunho machista em propagandas de marketing. 2021. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Gestão Empresarial) - Fatec Catanduva, Catanduva, 2021.
Resumo: O objetivo principal deste trabalho exploratório é estudar propagandas, a fim de identificar mensagens subliminares de cunho machistas contidas nelas. Tal temática mostra-se muito pertinente devido ao fato de que cada vez mais as pessoas estão norteadas pelas peças publicitárias que induzem comportamentos e decisões. Sendo assim, na evolução e desenvolvimento do tema central, serão citados os problemas da publicidade oculta, como ela afeta a percepção das pessoas. Para tanto, empregou-se uma metodologia qualitativa de base exploratória a qual iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica empregando como base autores como Churchill Junior e Peter (2000), Pacanhan (2009). Posteriormente algumas propagandas de produto dos anos 50 e algumas mais recentes foram escolhidas para a análise as quais possuem como público-alvo homens e mulheres. Findada essa etapa pôde-se verificar que essa relação machismo e propagandas subliminares, sempre existiu e está enraizada na sociedade até os dias atuais.
The main objective of this exploratory work is to study advertisements in order to identify subliminal messages of sexist nature contained in them. This theme is very relevant due to the fact that people are increasingly guided by advertisements that induce behavior and decisions. Thus, in the evolution and development of the central theme, the problems in occult advertising will be mentioned, as it affects the perception of people in the subconscious. For that, a qualitative methodology of exploratory base was used, which began with a bibliographical research using as base authors such as Churchill Junior and Peter (2000), Pacanhan (2009). Afterwards, some advertisements from the 50's and some more recent ones were chosen for analysis and after this stage it was possible to verify that this relationship between machismo and subliminal advertisements has always existed and is rooted in society to this day.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28937
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